Professor André Ferreira: atenção especial para gráficos e tabelas - Divulgação
Professor André Ferreira: atenção especial para gráficos e tabelasDivulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresenta novas regras e cronograma em 2018. Uma das principais novidades está relacionada ao segundo dia de provas em 11 de novembro , que passará a ter mais trinta minutos de duração para Matemática e suas Tecnologias, um das mais temidas entre os concorrentes, além de Ciências da Natureza. Ou seja, agora os estudantes terão cinco horas para responder as 45 questões, que requerem atenção total por conta dos vários níveis de dificuldades dos enunciados, gráficos, tabelas, esquemas e infogramas. As inscrições estarão abertas entre 7 e 18 de maio mais detalhes em enem.inep.gov.br).

Para ajudar estudantes a tirarem uma boa nota na disciplina, que anda em evidência no Brasil em agosto, entre os dias 1° e 9, o país sediará o Congresso Internacional de Matemáticos, o primeiro do Hemisfério Sul , O DIA ouviu dicas de professores da área e estudantes que sempre tiraram boas notas na matéria.

Para o professor do Colégio Notre Dame-Recreio, André Luis Ferreira, é bom ficar atento às grandezas proporcionais e relações entre duas grandezas, além de porcentagem, análise combinatória e probabilidade. O mesmo vale para geometria plana e espacial, com atenção especial para figuras planas.

"A atenção deve ser redobrada para análises de gráficos, tabelas e funções, incluindo as trigonométricas. O aluno deve se preparar como um atleta. Foco e disciplina são elementos fundamentais para o sucesso", aconselha o professor André.

Ele ainda salienta que um plano de estudos bem elaborado ajuda. "Em casa, o aluno pode estudar entre 45 minutos a uma hora por disciplina, com um intervalo de cinco a dez minutos", exemplifica, lembrando da questão do tempo na prova. "Muitos marcam três minutos por questão, por exemplo. Mas isso causa tensão e atrapalha o rendimento, já que algumas delas são resolvidas em segundos e outras levam mais tempo. Um bom exercício para se controlar é o treinamento constante em simulados, um ou dois por mês, pelo menos", avisa.

Para alunos que têm trauma ou odeiam Matemática, o melhor é encarar a disciplina com atenção nas aulas e se esforçando nos exercícios extraclasse. Isabella Tourinho Ferreira, de 17 anos, da turma do professor André, reforça outra recomendação do mestre: o descanso. "É preciso saber dosar o tempo dos estudos e o de descanso. A pressão para o vestibular é muito grande. Mas é preciso se dedicar a atividades que relaxam, como esporte, cinema, caminhadas, passeios, respeitando as sagradas oito horas, no mínimo, de sono", exemplifica a estudante.

Atenção redobrada e plano de estudos são fundamentais
Publicidade
Atenção na leitura das questões, destacando tópicos relevantes, é fundamental. Assim, a chance de 'escorregar em pegadinhas' diminui. Aulas de reforço ajudam, como também as resoluções de provas antigas e a participação em grupos de estudo nas redes sociais.
"É preciso, porém, utilizar as redes sociais com responsabilidade. Eu uso WhatsApp, Facebook e Instagram para tirar dúvidas com outros estudantes e para enriquecer conteúdos", afirma o o jovem Lucas Tadeu Santos Costa, 17, do terceiro ano do Colégio Notre Dame-Recreio.
Publicidade
O estudo deve ser diário e intensificado três meses antes do Enem. O professor e diretor do Sistema de Ensino GPI, Jorge Menezes Neto, considera resoluções de questões de anos anteriores como um bom treinamento. "O cuidado com a interpretação dos enunciados é primordial. Muitos candidatos erram por pura desatenção", lembra ele.
Já o professor do curso online QG do Enem e do Colégio Pensi, Rodrigo Sacramento, famoso por ministrar aulas cantando e dançando, lembra que um assunto bem explorado pelo Enem é o de Função Afim. "Essa matéria permite vários estilos de questões diferentes e não deve ser desprezada nunca", afirma.
Publicidade
A estudante Letícia de Almeida Carvalho, 17, aconselha uma rotina programada no dia a dia. "Divida o tempo para os estudos, começando a solucionar problemas mais fáceis, o descanso e o lazer. Não tem como dar errado", garante.
Você pode gostar
Comentários