Apreensões feitas em operação nos morros Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme - Divulgação
Apreensões feitas em operação nos morros Chapéu Mangueira e Babilônia, no LemeDivulgação
Por O Dia

Rio - Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Babilônia e Chapéu Mangueira realizaram uma operação nas duas comunidades do Leme, na Zona Sul, na manhã desta sexta-feira. Moradores relataram uma intensa troca de tiros na região, inclusive no vizinho bairro de Botafogo. As comunidades têm sido palco de uma guerra de facções nas últimas semanas.

Policiais que estavam na localidade da Trilha, em uma área de mata, foram atacados por traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), que invadiram o Chapéu Mangueira e estavam na divisa entre as favelas. Ninguém foi ferido e os bandidos fugiram, deixando para trás duas pistolas calibres 40 e 9mm, carregadores e munições calibres 12, 9mm e de fuzil AK-47, além de roupas camufladas do Exército, toucas ninjas, diversos equipamentos e drogas ainda não contabilizadas. Ainda não há informações de presos ou possíveis feridos no tiroteio.

Por conta da guerra entre facções, que começou há cerca de dois meses, o policiamento nos morros ganhou reforço recentemente de mais 50 policiais. Segundo o subcomandante da UPP, tenente Machado Gomes, os confrontos ocorrem principalmente perto da área da mata e a situação nas comunidades é "tranquila", com o patrulhamento acontecendo sem problemas.

Os tiros foram ouvido por quem mora do outro lado do túnel, no condomínio Morada do Sol, em Botafogo, e em prédios atrás do Shopping Rio Sul, na Rua Lauro Müller, atrás da comunidade. "De dois meses para cá virou rotina ter tiroteio e escutarmos por aqui. É muito tiro mesmo. Um lugar tão tranquilo que foi tomado pela violência", disse a advogada Carolina Figueiredo, de 33 anos.

No entorno dos morros Chapéu Mangueira e Babilônia, quem mora por ali prefere não se identificar ao falar da rotina crescente de violência. Quem precisa passar pelo acesso ao Babilônia, na Rua General Ribeiro da Costa, fica apreensivo. "Está insuportável passar aqui. É frequente o tiroteio, só de rajada", disse uma moradora. 

PM faz operação no Morro do Juramento

Policiais militares do 41º BPM (Irajá) também realizam, na manhã desta sexta-feira, uma operação no Morro do Juramento, na Zona Norte do Rio. A ação da PM provocou um intenso tiroteio na comunidade.

A operação teria o apoio de outros batalhões e conta ainda com apoio de dois veículos blindados. Ainda não há informações prisões, apreensões ou feridos. Em postagens nas redes sociais, moradores relatam que os tiros começaram ainda na noite de quinta-feira. No início desta manhã, tiroteios foram ouvidos vindo do morro de forma intermitente.

Você pode gostar