Por O Dia

Rio - Expositores da Feira Hippie de Ipanema, que completa 50 anos, temem perder o direito de vender mercadorias porque estão sem licença da prefeitura. Desde 2008, quando foi o último edital publicado pela prefeitura para renovação da feira, nenhum artesão foi chamado, mesmo após avaliação comprobatória da atividade artesã.

"Estamos expondo há décadas no mesmo lugar, só queremos a nossa regularização", apontou o artesão Ricardo Almeida, 46 anos, que não recebeu autorização da prefeitura para trabalhar na feira, assim como outras 32 pessoas.

Anteriormente, em 1996, ocorreu a mesma situação. "Fizemos a prova, fomos aprovados, mas na hora falaram pra gente que não fomos classificados, que não tinha espaço", contou Ricardo.

Já Claudia Carvalho, 52, consegue trabalhar normalmente porque possui a licença herdada pelo pai para expor e vender suas peças. "Eles vivem como itinerantes, é justo que recebam a licença da prefeitura", afirmou a artesã.

A Secretaria Municipal de Cultura informou que devido a denúncias de vendas de produtos industrializados, o que não é permitido em feiras de artesanato, haverá um recadastramento e abertura de novo edital, com previsão para junho. Amanhã as secretarias de Cultura, Ordem Pública e Desenvolvimento Emprego e Inovação se reúnem para traçar as diretrizes da ação.

 

Você pode gostar
Comentários