Giovanna Antonelli e Deborah Secco nos bastidores de 'Segundo Sol' - Reprodução
Giovanna Antonelli e Deborah Secco nos bastidores de 'Segundo Sol'Reprodução
Por O Dia

Rio - Apenas dois dias antes da estreia da novela 'O Segundo Sol', a Rede Globo foi notificada ontem pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pela falta de atores negros na trama, ambientada em Salvador (Bahia).

A notificação recomendatória atendeu a um pedido do Educafro e busca que o folhetim "respeite a diversidade racial" da capital da Bahia, estado com o maior porcentual de população negra do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A emissora tem um prazo de dez dias para fazer as "adequações necessárias no roteiro e produção a fim de assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras", segundo o MPT. Do contrário, o Ministério Público do Trabalho pode abrir uma ação contra a Rede Globo. Para a pasta, "o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos".

RECOMENDAÇÕES

O órgão ainda fez 14 recomendações para a rede de TV cumprir em até 45 dias, como elaborar um plano para garantir a inclusão e a igualdade, realizar um censo de quantos artistas, jornalistas e comentaristas negros trabalham na empresa, além de promover campanhas contra o racismo.

A Rede Globo respondeu, em nota, que respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial. Na semana passada, a emissora reconheceu a pouca representatividade de negros na novela das nove e informou que esta seria corrigida na segunda fase da trama.

A Educafro é uma entidade com o objetivo de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários/as nos núcleos de pré-vestibular.

Você pode gostar
Comentários