A Cadeia de Benfica é uma das unidades prisionais do Rio. Hoje, em todo o Brasil, há 726 mil presos - Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia
A Cadeia de Benfica é uma das unidades prisionais do Rio. Hoje, em todo o Brasil, há 726 mil presosFoto de Maíra Coelho / Agência O Dia
Por

Rio - Para aumentar a segurança, abrir vagas no sistema e reduzir a superlotação em parte de suas 51 unidades, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) concluiu ontem à noite a maior transferência de presos já feita em seus presídios. Ao todo, envolvendo 12 unidades, 5,4 mil detentos foram remanejados, incluindo 98 presos da Lava Jato. A quantidade de celulares - 350 aparelhos - e drogas, que ainda estavam sendo contabilizadas até o fechamento dessa edição, surpreendeu os agentes.

Os detentos saíram de seis unidades prisionais em Benfica e no Complexo de Gericinó, em Bangu, e foram levados para outras seis que ficam no mesmo complexo. Pelo menos 260 policias participaram da operação.

A medida cumpre decreto do interventor federal, general Walter Souza Braga Netto, que trata da reestruturação organizacional da Seap, com a respectiva reclassificação de unidades. De acordo com o secretário David Anthony, "a norma visa um melhor gerenciamento das unidades". Ele garantiu que presos de facções distintas e de regimes diferenciados, não ficarão no mesmo ambiente. "Nem banho de sol e visitas serão juntos", garantiu.

Você pode gostar
Comentários