Local sediou shows mas hoje acumula lixo. Segundo moradores, área virou abrigo de usuários de drogas -  Estefan Radovicz / Agência O Dia
Local sediou shows mas hoje acumula lixo. Segundo moradores, área virou abrigo de usuários de drogas Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por

Rio - O Parque de Eventos de Nilópolis é uma amostra do abandono pelo qual o município da Baixada Fluminense vem passando. Frequentadores reclamam que o espaço do Centro da cidade, que já foi o palco de apresentações da dupla Zezé Di Camargo e Luciano e grupos como Sorriso Maroto, virou depósito de lixo e serve de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

"É a imagem do abandono. Virou aterro sanitário, fica todo mundo jogando lixo, entulho, tudo", diz um morador que pediu para não ser identificado. O espaço hoje também é utilizado por autoescolas para treino dos alunos, mas até alguns instrutores afirmam ter medo de dar aulas ali por conta da onda de assaltos.

No mês passado, frequentadores do parque encontraram no local um corpo parcialmente carbonizado e com marcas de violência. O corpo foi identificado como o da balconista Mariana Dias da Silva, que havia desaparecido dias antes após ter ido a um encontro marcado pela internet.

Em outros locais as reclamações de moradores sobre a conservação da cidade também são comuns. No calçadão da Avenida Mirandela, Centro, os frequentadores questionam o funcionamento da escada rolante. "Vive parada. Esse calçadão deve ter levado uns 12 anos pra ficar pronto e essa escada rolante quando inauguraram parou logo de cara. Depois consertaram. Mas para e volta. Hoje (sábado), por exemplo, está funcionando", diz Leandro Ferreira. "Vamos ver se agora, com época de eleição, fazem alguma coisa aqui na cidade, voltam a tapar os buracos, pintar", acrescenta.

A prefeitura informou que busca recursos junto aos governos estadual e federal, com o objetivo de reativar o parque como lugar de entretenimento. Além disso, segundo a administração municipal, enquanto esses recursos não chegam, está melhorando a iluminação e já solicitou a limpeza com assiduidade dentro e no entorno do local. A prefeitura acrescentou que até agosto deste ano deve transferir um posto com parte da guarda municipal da cidade para dentro do parque. Mas ressalta que a a Guarda Municipal protege o patrimônio e que a questão do policiamento tem que ser verificado junto à Polícia Militar.

Policiamento

Já a Polícia Militar esclarece que acolhimento de moradores de rua é uma atribuição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. "A PM encara a questão dos dependentes químicos e moradores de rua como sendo de Saúde Pública e trabalha sempre que solicitada em parceria com a Secretaria no acolhimento dessas pessoas. Sobre o policiamento, o batalhão realiza patrulhamento com viaturas e motos em toda sua área de atuação. Operações são realizadas sempre com objetivo de coibir ações criminosas", afirmou em nota a assessoria de comunicação da PM, acrescentado que vítimas devem fazer denúncias através do 190, Disque-Denúncia (2253-1177) ou no próprio batalhão da área (20º BPM).

Você pode gostar
Comentários