Por O Dia

Rio de Janeiro – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Asclépio, com o objetivo de investigar um suposto esquema de cobrança de vantagens indevidas e fraude em procedimentos licitatórios para aquisição de produtos hospitalares e que abrangia profissionais de um hospital pertencente a uma organização militar. O Ministério Público Federal (MPF) e a Marinha do Brasil dão apoio à ação.

São investigados os crimes de corrupção, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Cerca de trinta policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, todos na capital fluminense.

As investigações apontaram que médicos da unidade de saúde teriam cobrado vantagens indevidas para aquisição de materiais cirúrgicos de firmas específicas, tendo buscado influenciar na elaboração de editais visando direcionar licitações para empresas previamente contatadas e integrantes do esquema criminoso. Foi identificada, também, a cobrança de uma porcentagem sobre o valor de faturas emitidas em favor de estabelecimentos médicos como contrapartida para liberação do pagamento.

 

 

Você pode gostar