Observação de astros no Museu de Astronomia, em São Cristóvão  - Divulgação
Observação de astros no Museu de Astronomia, em São Cristóvão Divulgação
Por *Luana Dandara

Rio - Os moradores do Rio têm nesta semana uma excelente oportunidade para fazer uma atividade a qual não estão acostumados: visitar os museus de todo o estado. Em comemoração ao Dia dos Museus, que acontece na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove uma série de eventos especiais nas instituições espalhadas pelo país. Apenas no Rio, 270 espaços oferecem, de hoje a domingo, programações extensas, e a maioria gratuita.

No Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, são quatro exposições, entre elas a "Rio de Samba", além de seminários e visitas mediadas. Um dos destaques é uma visita para os responsáveis levarem os bebês de até 2 anos, no sábado, de 10h30 às 11h30. A entrada do MAR é franca até o fim do mês.

Já no Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, são 19 atividades até domingo, como a observação do sol e das estrelas com telescópios e lunetas. No final de semana, de 9h às 18h, o instituto ainda participa da atração Turismo Cultural, onde todos os museus do bairro terão programações artísticas, e ônibus gratuitos vão circular para levar o público entre os locais.

"Vamos ter uma caça ao tesouro sobre conhecimentos planetários, oficinas e exibições de filmes. A ideia é trazer os temas da ciência para o dia a dia", explicou Isabel Gomes, educadora do MAST.

Fora do circuito tradicional, o Museu do Graffiti, na Pavuna, apresenta uma série de obras grafitadas com reaproveitamento de materiais reciclados retirado de escolas públicas. Outra instituição gratuita, o Museu Aeroespacial terá no sábado e domingo apresentação da esquadrilha CEU e de modelos de aviões.

Para a coordenadora nacional da Semana de Museus, Anna Lourdes Costa, o objetivo do evento é valorizar os espaços de memória e cultura e aprimorar a relação dos museus com a sociedade. "Há museus no Rio para todos os gostos e públicos, é um espaço feito de pessoas para pessoas", afirmou.

No interior do estado, as atividades têm início hoje. No Museu da Casa Hera, em Vassouras, são duas exposições e, no domingo, o local terá atividades de recreação, como slackline e capoeira.

No famoso Museu Imperial, em Petrópolis, a programação engloba todos os públicos. À noite, a instituição promove um Sarau, com entrada a R$ 8, e um espetáculo de som e luz, com entrada a R$ 5.

Na sexta, a entrada do museu, que já foi a residência de verão da Família Real, será gratuita e pela primeira vez em 75 anos haverá uma visitação noturna, mas as 60 vagas já foram esgotadas. No fim de semana, serão oferecidas atividades de meditação e yoga nos jardins, além de um show musical domingo à noite com a Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis e entrada franca.

Para aproveitar a programação

- Museu do Samba

Exposição dos 100 anos do samba e seminário da escravatura. Entrada gratuita até domingo. Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira, de 10h às 17h.

- Museu de Arte do Rio

Exposições e visitas mediadas. Entrada gratuita até o fim do mês. Praça Mauá, 5, Centro, de 10h às 17h.

- Museu de Astronomia e Ciências Afins

Oficinas e palestras para todas as idades. Entrada gratuita. Rua Gen. Bruce, 586, São Cristóvão, de 9h às 17h.

- Museu do Grafitti

Exposição gratuita de 10h às 17h. Av. Pastor Martin Luther King, 12528, Pavuna.

- Museu Aeroespacial

Demonstração aérea da Esquadrilha CEU e exposição de aeromodelos. Av. Marechal Fontenele, 2000, de 9h às 16h. Entrada gratuita.

- Museu Imperial

Espetáculos e atividades ao ar livre. Rua da Imperatriz, 220, Petrópolis, de 11h às 18h. Entrada franca na sexta-feira.

- Museu da Casa Hera

Exposições e atividades gratuitas de recreação. Rua Dr. Fernandes Junior, 160, Vassouras, de 10h às 17h.

A programação completa pode ser conferida no site www.guiadaprogramacao.museus.gov.br.

*Estagiária sob supervisão de Cláudio de Souza

Você pode gostar
Comentários