Agentes realizaram operação em Seropédica. Segundo DPMA, recursos minerais eram extraídos ilegalmente por milicianos - Divulgação
Agentes realizaram operação em Seropédica. Segundo DPMA, recursos minerais eram extraídos ilegalmente por milicianosDivulgação
Por O Dia

Rio - Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) fizeram uma operação contra crimes ambientais praticados pela milícia em Seropédica, na Baixada Fluminense. De acordo com a especializada, foram apreendidos oito caminhões com recursos naturais extraídos de forma ilegal. Ainda segundo as investigações, os milicianos extorquiam de algumas empresas legalizadas o valor de R$ 1 mil por mês.

No bairro de Campo Lindo, foi encontrada a empresa LFL Oliveira Areal Locação de Máquinas e Equipamentos com atividade mineradora irregular e o proprietário, Luiz Felipe Lourenço de Oliveira, de 55 anos, responderá pelos crimes de extração irregular de solo; poluição; desmatamento e distribuição irregular de derivados de petróleo.

De acordo com os agentes, Robson Daniel Lima Moreira, de 27 anos e Josivaldo Hermínio da Silva, de 26 anos, que trabalhavam no local, responderão pelo crime de extração irregular de solo. Já Marcos Jacob da Silva, de 50 anos; Rogério da Silva Antônio, de 43 anos; Paulo Wallace Soares dos Santos, de 39 anos, Alexandro de almeida Furtado, de 43 anos; Valter Marcelo dos Santos Almeida, de 73 anos, Valmir dos santos Almeida, de 46 anos, Marcelo de Souza Soares, de 40 anos, Marcelo de Mello Barboza, 45 anos; Wagner dos Santos Lima, de 37 anos e Sergio Henrique Teixeira Santiago, de 41 anos, que transportavam as matérias-primas, responderão pelo crime de transporte ilegal de recursos minerais.

A retirada ilegal de solo pode resultar na erosão acelerada e na compactação do solo, que, somadas, podem dar origem a um processo de desertificação, com alterações inclusive no microclima da região.

 

Você pode gostar