Cláudio Góis, delegado titular da Divisão Antissequestro - Arquivo / Agência O Dia
Cláudio Góis, delegado titular da Divisão AntissequestroArquivo / Agência O Dia
Por ADRIANO ARAÚJO

Rio - O golpe do falso sequestro não escolhe vítimas e qualquer um pode ser enganado pelos criminosos. Cláudio Gois, chefe da Divisão Antissequestro (DAS), recomenda acionar a polícia sempre que receber telefonema de alguém dizendo que dizendo que “sequestrou” um familiar. De acordo com o delegado, os casos de falso sequestro que chegam à DAS sempre são impedidos e, muitas vezes, os envolvidos presos. Por isso, ele reforça a importância de procurar a polícia, o que pode ser feito em qualquer delegacia.

Os casos de falso sequestro são tipificados como extorsão. A maioria das ligações são feitas de dentro de presídios e conta com a participação de pessoas de fora da prisão. “Os criminosos fazem muitas ligações antes de conseguirem uma que dê certo. O importante é que qualquer pessoa que receba um destes telefonemas não tome nenhuma atitude antes de tentar contato com a pretensa vítima. Caso não consiga contactar familiares ou amigos, deve se dirigir imediatamente a uma delegacia policial”, recomenda o chefe da DAS.

DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO ‘FALSO SEQUESTRO’

1 - Pare, pense e fique calmo

Diante da possibilidade de um familiar ter sofrido um acidente ou sequestro, a vítima deixa de tomar providências óbvias, como checar se a informação é verdadeira com a suposta vítima. Uma simples ligação resolveria o caso. Mesmo sob ameaça, desligue, finja que a ligação caiu e tente contato com quem pode ser o sequestrado ou outro familiar/amigo. Caso não consiga falar, acione a polícia.

2 - Não dê nome de parentes para os criminosos

O nervosismo faz com que a vítima, sem perceber, dê informações úteis para os bandidos. Ao ouvir o choro do "sequestrado", ela acaba falando o nome de um parente. E isso é tudo que os criminosos queriam para pressioná-lo mais ainda. NUNCA revele nomes de familiares nestes casos.

3 - Desconfie de ligações longas

A maioria esmagadora dos primeiros contatos de sequestradores tem durações rápidas, pois temem ser rastreados pela polícia. Também não atenda ligações a cobrar. Caso a chamada seja de um número que não conheça, desligue.

4 - Oriente também os idosos

Pessoas idosas costumam ser mais vulneráveis à manipulação dos bandidos. Às vezes, uma simples ligação pode prolongar uma conversa com desconhecidos e dar munição para um futuro golpe.

5 - Sempre dê queixa na polícia

Mesmo que caia no golpe, procure a polícia para registrar o caso. Com informações sobre a origem da chamada e o número da conta ou local que foi entregue o valor pedido pelos bandidos as autoridades podem localizar os criminosos e evitar novas vítimas.

Você pode gostar
Comentários