Novas regras para licenciamento sem vistoria começam a valer nesta sexta, dia 11 de janeiro - Divulgação
Novas regras para licenciamento sem vistoria começam a valer nesta sexta, dia 11 de janeiroDivulgação
Por O Dia

Rio - A partir de junho, o Detran e a Secretaria Estadual de Educação vão dar aulas teóricas de direção nas 46 escolas públicas estaduais de horário integral. A novidade fará parte da grade extracurricular de ensino médio desses colégios e será lançada nesta quinta-feira, com a assinatura do convênio entre os dois órgãos.

Ao todo, serão beneficiados 1.150 estudantes. No fim do curso, 250 alunos ganharão o direito de fazer as aulas práticas de graça na Escola Pública de Trânsito do Detran.

Pelo projeto, examinadores do Detran atuarão como professores de direção, permitindo que os jovens possam fazer a prova de legislação no processo para obtenção da carteira de motorista assim que completarem 18 anos e concluírem o ensino médio. O convênio será assinado nesta quinta-feira pelo presidente do Detran, Leonardo Jacob, e pelo secretário de Educação, Wagner Victer, no Palácio Guanabara, junto com o governador Luiz Fernando Pezão.

 

Os estudantes que participarão do projeto, que será ministrado no contraturno, terão grande vantagem, pois os alunos das autoescolas são obrigados a assistir a 45 horas de aula teórica. Na rede pública serão 90 horas/aula.

 

Detran forma mototaxistas e motofretistas no Maio Amarelo

 

Paralelamente, o Detran está formando mais de 600 mototaxistas e motofretistas durante o Maio Amarelo. As aulas são parte do programa de educação do departamento que neste mês de maio reforçará as aulas de direção defensiva. Há cursos de atualização e formação de mão de obra. O próximo curso é de atualização. As inscrições serão somente nesta quarta, 16/5, e a aula será no próximo sábado, 19/5, das 8h às 18h na sede da Escola Pública de Trânsito do Detran (na Rua Mem de Sá, 163 – Centro).

 

A Educação no Trânsito é o papel social do Detran, que passa pela preservação da vida no trânsito. Com a crise econômica por que passa o país, o empreendedorismo está em alta e foi esse fenômeno que levou os especialistas do departamento a priorizarem a educação dos motofretistas e mototaxistas no Maio Amarelo.

 

Os cursos terão aulas específicas e detalhadas sobre frenagens, já que esse é um momento vital para a ocorrência do acidente ou salvação do piloto, principalmente os de motos. Podem se inscrever tanto os candidatos que quiserem ingressar na profissão, quanto os que estão precisando se atualizar sobre as leis e as práticas. O curso de formação tem 30 horas/aula e o de atualização, 10 horas/aula.

 

Até agora já foram formados 90 alunos. A inscrição deve ser realizada exclusivamente no site do Detran (detran.rj.gov.br). Os candidatos devem clicar na aba Educação e depois na aba Escola Pública de Trânsito. A partir daí basta seguir as orientações dadas. É importante que o condutor leia toda a página com informações sobre o curso, onde encontrará os procedimentos devidos.

 

Os candidatos precisam ter obrigatoriamente pelo menos 21 anos de idade e dois anos de carteira na categoria A, que é específica para motociclistas. Nos dias 22 e 23 de maio acontecerão as inscrições para o curso de formação de mototaxistas e motofretistas. As aulas acontecerão do dia 29/5 a 8/6 nos turnos da manhã e tarde. Serão 90 vagas disponíveis.

 

Mais uma turma do curso de atualização está prevista para o dia 26/5. Mais perto da data, o Detran informará quando será a inscrição.

Você pode gostar