Fundo, wallpaper - .
Fundo, wallpaper.
Por O Dia

Não precisou de muito tempo para a nova administração do Senac RJ mostrar a que veio. Em cinco meses à frente da instituição, Luiz Gastão Bittencourt, Interventor, e Ana Claudia Martins, Diretora Regional, atingem os primeiros resultados em sua gestão. O Senac RJ, que estava afastado de sua missão institucional, agora vive uma realidade bem diferente e os resultados são visíveis para toda a sociedade fluminense.

Para reverter o declínio e a perda de sua finalidade era necessária uma solução diligente, como pontua Luiz Gastão Bittencourt: reconexão. "Reconexão com a missão da instituição e, principalmente, com o Senac Nacional. E foi exatamente isso que fizemos. Em pouco tempo, resultados significativos são percebidos, não só nas entregas, no atingimento de nossos objetivos, mas, especialmente, nas vidas que estamos transformando", comenta.

"O Senac RJ foi levado irresponsavelmente ao descalabro, abandono este constatado não só pelos nossos alunos e parceiros, mas comprovado pelos números e pelas auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Conselho Fiscal do Senac (ver quadro "Principais apontamentos do Tribunal de Contas da União e do Conselho Fiscal do Senac)", destaca Ana Claudia Martins, Diretora Regional. Hoje, com a retomada de atividades essenciais à instituição e a realização de ações estratégicas, como parcerias firmadas com órgãos do Governo, o Senac RJ se reconecta com a sua missão.

Sem dúvida, uma das iniciativas mais representativas foi a integração à Rede Nacional de Ensino a Distância Senac, em janeiro deste ano. Hoje, o Senac RJ oferece 56 cursos entre Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, o que permite que alunos de todo o Brasil tenham acesso à programação do Senac na plataforma de ensino, mantendo a uniformidade operacional para atender a todos com a mesma qualidade. "Somente no primeiro ciclo de entrada de novos alunos na modalidade EAD foram realizadas 610 matrículas. Para o segundo ciclo de novos alunos, previsto para agosto de 2018, estimamos ter cerca de 1.000 alunos e aumentaremos também a nossa capilaridade, com a criação de mais de 10 novos polos", conta Ana Claudia, entusiasmada.

Outro passo importante nesse movimento de retomada da missão do Senac RJ foi a implantação do Modelo Pedagógico Senac praticado em todo o país, que qualifica a oferta de educação profissional. Um aluno do Rio pode começar e concluir um curso em qualquer lugar do Brasil, aproveitando, assim, todas as ofertas da instituição.

Atento às necessidades e exigências do mercado de trabalho para manter sua oferta de profissionais qualificados, além de revisar e renovar constantemente seu portfólio, o Senac RJ aposta também na realização dos Comitês Técnicos Setoriais. Evento que reúne empresários, associações, sindicatos e especialistas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que debatem, sob diferentes perspectivas, as demandas no mercado e a realidade do setor. A proposta é aproximar o Senac RJ do mercado, visando alinhar seu portfólio e ações educacionais às necessidades de formação de profissionais especializados e disputados pelas organizações. A primeira edição ocorreu em março deste ano, sob o tema Turismo. E, no mês que vem, Moda estará em pauta.

A retomada do Banco de Oportunidades também merece destaque. Trata-se de um serviço gratuito e exclusivo, que conecta empresários e profissionais formados pelo Senac RJ, contribuindo, assim, para suprir o déficit de pessoal nas empresas, além de garantir a empregabilidade de alunos e egressos.

Também se destacam nesse cenário a retomada da produção pela Editora Senac RJ, por meio da publicação de livros de autores que são referência no mercado editorial e de material didático para utilização nos cursos de Formação Profissional, e o projeto de reativação do Bistrô Senac, que pretende oferecer gastronomia de qualidade ao público e prática profissional aos alunos, em um ambiente altamente preparado para "aprender fazendo".

Investimento em parcerias estratégicas

Mas isso não é tudo. A fim de expandir a atuação do Senac RJ, foram firmadas parcerias estratégicas com várias instituições e órgãos do Governo. Uma delas foi com a Secretaria de Educação do Estado do Rio, com o objetivo de oferecer qualificação profissional gratuita para os alunos do Ensino Médio, especialmente em escolas localizadas em regiões de risco social. O propósito é viabilizar a entrada dos jovens atendidos no mercado de trabalho.

Outra parceria importante se deu com a Prefeitura do Rio e resultou no lançamento da Unidade Avançada de Hospitalidade Senac RJ, na Rocinha, em abril. A proposta é oferecer qualificação profissional nas áreas de Turismo e Hotelaria a jovens em situação de vulnerabilidade social, criando, assim, condições de construírem carreiras e futuros promissores e, paralelamente, contribuir para o desenvolvimento do setor na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Arte e Ofício, voltado para jovens em situação de risco, é também motivo de orgulho para a nova administração do Senac RJ.

E, para dar essa guinada, não foi necessário investir muito. Na verdade, a nova administração fez muito mais com bem menos. "Os gastos diminuíram e o investimento na atividade-fim aumentou. Conseguimos também aumentar o recurso disponível em caixa", comenta Luiz Gastão Bittencourt.

Para Ana Claudia Martins, o trabalho ainda está longe de chegar ao fim. "As possibilidades são infinitas. Tudo que estamos fazendo reflete a nossa maior vocação: compartilhar conhecimento e transformar vidas. Esse é o desafio que estamos enfrentando diariamente com muita dedicação, comprometimento e trabalho. Vamos fazer o Senac RJ voltar a ser reconhecido como a maior instituição de ensino do Estado. Esse é o nosso objetivo maior. É nisso que estamos focados."

Você pode gostar
Comentários