Como secretário, Mac Dowell comprou briga com empresas de ônibus - Divulgação
Como secretário, Mac Dowell comprou briga com empresas de ônibusDivulgação
Por O Dia

Rio - O vice-prefeito do Rio, Fernando Mac Dowell, de 72 anos, morreu no fim da noite deste domingo. O engenheiro de transportes teve complicações decorrentes do infarto agudo do miocárdio que sofreu, segundo o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, onde ele estava internado há uma semana. De acordo com a prefeitura, o corpo será velado nesta terça-feira, das 9h às 14h, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O enterro será às 15h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Na quarta-feira, a coluna Informe do DIA publicou que o vice-prefeito do Rio estava internado em estado grave na CTI do Hospital Vitória em decorrência de um infarto. Ele deu entrada no dia 13 após sentir um mal-estar. Segundo a unidade de saúde, Mac Dowell passou por uma angioplastia coronariana de emergência.

Em nota, a Prefeitura do Rio lamentou a perda do vice-prefeito da cidade: "Mac Dowell foi um companheiro exemplar, um notório servidor público com inestimáveis serviços prestados a nossa cidade. Neste momento de dor imensa, minhas orações e pensamentos estão com sua família e com todos que admiravam o seu caráter e sua generosidade", afirmou o prefeito Marcelo Crivella, que decretou luto oficial de três dias. O governador Luiz Fernando Pezão também decretou luto de três dias.

"Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do Fernando Mac Dowell. Admirado por todos que com ele conviveram na vida familiar e no ambiente profissional, Mac Dowell deixou um legado de participação em obras que beneficiaram a população e garantiram seu lugar de destaque na história do Rio de Janeiro. Aos familiares e amigos, presto toda a minha solidariedade", disse Pezão.

Renomado engenheiro de transportes, Mac Dowell chegou a acumular o cargo de vice-prefeito com o de secretário municipal de Transportes até janeiro deste ano, mas deixou a pasta que foi assumida na época por Rubens Teixeira.

Ele foi responsável pelas linhas 1 e 2 do metrô e de outros grandes projetos do Rio. Antes mesmo de assumir a Secretaria de Transportes, comprou briga com os consórcios de ônibus ao reduzir o preço da passagem, dizendo que a mesma só aumentaria quando a frota estivesse 100% refrigerada.

A briga se arrasta até hoje e, recentemente, a Prefeitura do Rio e os empresários entraram em um acordo, concordando em aumentar a passagem de R$ 3,60 para R$ 4. O documento também prevê um cronograma para a refrigeração dos ônibus e aumentou de 8 para 9 anos a vida útil dos veículos. A Justiça precisa homologar a conciliação. 

Crivella sobre Mac Dowell: 'Foi um extraordinário carioca que soube cumprir com grandeza a sua missão'

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, lamentou a morte de Mac Dowell. “Seria fastidioso descrever as suas monumentais realizações como engenheiro, professor, projetista, homem público e notório consultor da iniciativa privada, até porque elas já se encontram guardadas com letras de ouro e de maneira indelével na gratidão do povo carioca."

Crivella ainda destacou  que vice-prefeito ganhou projeção nacional e internacional, passando a elaborar estudos para redes de transporte em países como Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru. "Foi tão notório o volume de sua obra no Metrô do Rio, que essa façanha o projetou nacional e internacionalmente. Ele foi convidado a prestar serviços e elaborou estudos para a rede de transporte e fluidez no trânsito em várias cidades do Brasil e em outros países, como Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru", disse o prefeito. 

"É assim que com admiração, respeito, gratidão e o apreço de todos nós, o vimos subir os degraus do Panteon dos Nobres de nossa amada cidade do Rio de Janeiro, onde ficará para sempre velado pela nossa gratidão e a reverência de todos os que hoje andam pelas avenidas e pelos trens que ele, com sua inteligência, criatividade, honestidade e competência nos legou para sempre", completou Crivella. 

Você pode gostar