Matheus Freire - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Matheus FreireEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por NADEDJA CALADO

Rio - Matheus Freire, que segundo a Polícia Civil confessou ter atirado em Soraia Macedo de Lemos, de 17 anos, na Ilha do Governador, disse aos investigadores que "não queria matar a vítima". De acordo com o delegado Evaristo Ponte, da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital, o preso contou que "estava com a arma pronta e disparou 'sem querer' ao desconfiar que um policial de carro passava pelo local". O jovem, de 21 anos, Jonas Gomes de Bastos, de 25, e Alan Pereira Peixoto, de 26, foram presos durante esta madrugada em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. 

A adolescente foi assassinada com tiro na cabeça, na última terça-feira, quando estava com sua namorada Nicolli Cepes, de 21 anos, perto da escola em que estudava naquele bairro da Zona Norte carioca. De acordo com a companheira da menina, elas não fizeram nenhum movimento brusco durante a ação dos criminosos.

Alan Pereira Peixoto - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Evaristo Ponte disse não acreditar no motivo do disparo.

"Não acreditamos nessa teoria, o que vemos é que os criminosos estão atirando gratuitamente mesmo quando conseguem roubar". Ainda de acordo com ele, Matheus agia com Jonas, que dirigia a motocicleta. Já Alan, era dono da arma do crime e a emprestou para a dupla. O revólver foi apreendido com ele.

Segundo o delegado, os criminosos confessaram ter praticado 20 crimes, mas a delegacia da área acredita que o número seja maior. Matheus é o único do trio com antecedente criminal: uma passagem por porte ilegal de arma. No entanto, a polícia acredita que Alan tenha envolvimento com o tráfico de drogas. 

Jonas Gomes - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Evaristo disse que os três presos garantiram estar arrependidos do crime.

"Eles demonstram arrependimento, mas é uma fachada, um teatro, que fazem no momento do interrogatório, quando percebem que a 'casa caiu' pra eles", afirmou o delegado. "Eles praticaram muitos crimes; se estivessem arrependidos, teriam se arrependido antes", completou. 

A namorada da jovem acredita que Soraia conhecia um deles.

"É muito difícil seguir em frente. Agora a Justiça está sendo feita. E a justiça de Deus também vai ser feita", declarou Nicolli Cepes, que usava uma camiseta com a foto da vítima. 

Namorada e a mãe da jovem assassinada - Estefan Radovicz / Agência O D

Mãe da adolescente, a manicure Cristiane Barbosa conta que a mãe de um dos homens a procurou para pedir perdão. "Mãe não tem culpa, por isso a perdoei. Eu não perdoo os assassinos, porque não demonstram nenhum arrependimento pelo que fizeram com minha filha."

O major Robson Gil, comandante eventual do 21° BPM (São João de Meriti), disse que a prisão foi feita a partir de uma denúncia anônima para área de inteligência da PM. Segundo o oficial, eles prontamente confessaram o crime e ninguém resistiu à prisão. O celular da namorada de Soraia foi apreendido em camelódromo no Complexo do Chapadão, na Pavuna, Zona Norte.

Outras vítimas de crimes semelhantes deverão reconhecer os homens, acredita a Polícia Civil. O trio vai responder por latrocínio (roubo seguido de morte).  

 

Você pode gostar