O procedimento, que durou cerca de 2h30, foi um sucesso - Divulgação
O procedimento, que durou cerca de 2h30, foi um sucessoDivulgação
Por O Dia

Rio -  O menino boliviano Jhoel Anderson Fuentes, de 8 anos, que teve um deslocamento na retina e perdeu a visão após sofrer uma perfuração no olho direito, em decorrência de uma úlcera de córnea, foi o primeiro paciente operado no Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, em Duque de Caxias, na última sexta-feira. Jhoel foi transferido para a unidade ao final de uma internação por longo prazo em um centro de terapia intensiva de um hospital na Bolívia.

Em um mês, Jhoel receberá uma prótese que será colocada no olho, concluindo a restauração. O material é produzido individualmente por um artesão. Por ser fixada junto ao músculo do olho, garantirá movimento e aparência perfeitos. 

“Para nós, é muito gratificante receber o Jhoel aqui no Hospital do Olho. Com apenas quatro meses de funcionamento, a unidade já acumula aproximadamente 60 mil atendimentos, sendo 24 mil consultas, 33 mil exames e duas mil e cem cirurgias. O Jhoel precisava da nossa ajuda e, graças a Deus, nós conseguimos ajudar. Temos equipamentos de ponta e profissionais de excelência. Eles estão aptos a fazer cirurgia, que foi um sucesso. O próximo passo será a colocação da prótese para recuperação completa do menino”, destacou  o prefeito Washington Reis.

O caso

O caso de Jhoel teve início em 2017, quando ele acordou após mais de um ano de coma e descobriu que havia perdido a visão do olho direito. Desde então, sua mãe, Evelin Fuentes, vinha travando uma longa batalha em busca de um hospital que aceitasse fazer a cirurgia. A mãe fez contato com vários hospitais na Bolívia e no Brasil e, devido à complexidade do procedimento e da necessidade de equipamentos específicos, somente a equipe médica do Hospital do Olho aceitou recebê-lo para realizar a cirurgia.

O procedimento

O procedimento durou cerca de 2h30 e foi feito pela equipe médica do hospital, composta pelos médicos oftalmologistas Dr. Leonardo Lins e Drª. Ana Cláudia Queiroz, pelo anestesista, Dr. Bruno Allevato, e acompanhada ainda pelo secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, Dr. José Carlos de Oliveira, e pelo diretor do hospital, o Dr. Daniel Puertas. A mãe ficou do lado de fora do centro cirúrgico durante todo o tempo em que Jhoel esteve no local.

“Cheguei aqui com ajuda dos meus pastores e da minha igreja. Procurei por muitos hospitais e estava desesperada porque não conseguia resolver o problema do meu filho. Até que me trouxeram aqui no Hospital do Olho de Duque de Caxias e finalmente tivemos a ajuda que precisávamos. Hoje, meu filho está operando aqui no hospital e eu só tenho a agradecer. Agradeço a todos, os médicos, as autoridades da Prefeitura e aos meus pastores. O olho do meu filho está sendo restaurado e eu estou muito feliz”, explicou Evelin Fuentes.

A volta para Bolívia

Após o período de recuperação e repouso, Jhoel e Evelin vão retornar para a Bolívia, onde estão o pai do menino, o senhor Rubén Ovando Real, e os outros três irmãos, Jeremi Jhosmar Quispe Fuentes, de 10 anos, Juan Eydan Ovando Fuentes, de 4 anos, e Demián Ovando Fuentes, de 2 anos. A família não se vê desde o final do ano passado, quando a mãe veio para o Brasil, acompanhada de Jhoel, de ônibus, em uma viagem que durou uma semana, em busca de uma solução para o caso.

Assim que recebeu a confirmação de que a cirurgia poderia ser feita no Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, a dupla se estabeleceu em Duque de Caxias, na casa de amigos da igreja que frequentam, para a realização dos exames necessários e demais procedimentos enquanto aguardavam pela operação. Quando questionado sobre o que mais tem saudade na Bolívia, Jhoel não tem dúvidas e destaca a falta que está sentindo do pai, dos irmãos e dos seus brinquedos.

 
Você pode gostar