Greve dos caminhoneiros está no sétimo dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Greve dos caminhoneiros está no sétimo diaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Pelo menos 10 mil pessoas em todo o estado do Rio sofrem com a falta de abastecimento de insumos e soluções para o tratamento de diálise. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a entrega dos materiais necessários para o procedimento de limpeza do sangue de pacientes com doenças renais é feita semanalmente através de transporte rodoviário. Todo material vem diretamente de São Paulo.

De acordo com a médica nefrologista Ana Beatriz Barra, até agora nenhuma unidade de saúde na cidade do Rio se encontra com os estoques de insumos zerados, mas a previsão para o início da próxima semana é preocupante.

"Em muitos casos estamos reduzindo o tempo de tratamento dos pacientes para que sobre material para todo mundo. A curto prazo, essa medida não traz prejuízos mais graves para a saúde, mas nossa maior preocupação é com a semana que vem. A hemodiálise é um procedimento vital, e temos que assegurar que os pacientes passem por pelo menos duas horas de tratamento a partir de segunda-feira, quando a previsão é de que os estoques estejam extremamente reduzidos", disse Ana Beatriz.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 800 clínicas e hospitais de diálise estão em funcionamento em todo território brasileiro.

Você pode gostar
Comentários