Prefeito Crivella dirigiu um dos veículos ontem no Palácio da Cidade - Divulgação
Prefeito Crivella dirigiu um dos veículos ontem no Palácio da CidadeDivulgação
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, apresentou nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, três veículos 100% elétricos que a Comlurb está utilizando na coleta de resíduos biológicos em hospitais da rede municipal. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo. 

Os veículos, tipo furgão, são ambientalmente sustentáveis, com 0% de emissão de gases de efeito estufa e produzem baixíssimo ruído. Eles têm capacidade de carga de 750 kg e vida útil cinco vezes superior à dos veículos movidos a combustível fóssil.

"No segundo semestre vamos começar a trocar também a nossa frota de caminhões de coleta residencial. Aos poucos, a frota receberá veículos elétricos, até que todos sejam assim. É economia para a cidade e, sobretudo, um ganho para a saúde dos nossos moradores", destacou Crivella.

Os furgões elétricos estão sendo usados na coleta de lixo hospitalar nas cinco maiores unidades da rede pública municipal: Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Salgado Filho (Méier), Hospital-Maternidade Leila Diniz e Lourenço Jorge (ambos na Barra da Tijuca).

"A economia é grande. Além da vida útil maior, o carro elétrico representa um quinto do custo de um carro movido a combustão. Os veículos foram muito testados, e aprovados, e já estão em uso. A Comlurb busca sempre inovações", afirmou o presidente da Comlurb, Tarquínio Prisco.

Com barulho quase zero, os veículos podem operar em áreas residenciais durante a noite. A recarga das baterias é feita em totens na garagem da Comlurb em Bangu, na Zona Oeste. Para recarregar são necessários 120 minutos. E os carros têm autonomia de 250 km. A velocidade média, em meio urbano, é de 50 km/h. A Comlurb trabalha com uma equipe de 529 garis, em sistema de plantão 24 horas, na limpeza e coleta dos resíduos dos cinco hospitais. Mensalmente, são coletadas 58,6 toneladas.

Você pode gostar