Figurinos e coreografia ficarão para 2021 - Arquivo O DIA
Figurinos e coreografia ficarão para 2021Arquivo O DIA
Por *ALINE CAVALCANTE

Rio - Festa junina está muito além das brincadeiras típicas e dos quitutes. A comemoração, a cada ano, recebe um toque especial, com apresentações de quadrilhas mais elaboradas e temáticas criativas, quase como enredos de escolas de samba. E nesse ano, pelo Rio, não vai faltar criatividade dos grupos, que prometem um verdadeiro espetáculo com temas que vão desde a fé até uma homenagem à Rússia, sede da Copa do Mundo.

A quadrilha Tucanada, de Vicente de Carvalho, se inspirou na música 'Pagode Russo', de Luiz Gonzaga, para trazer o tema do Mundial às festividades juninas. "A ideia tive há anos, mas achamos o gancho perfeito da Copa do Mundo, juntar a alegria do futebol com a energia da dança", contou o presidente da quadrilha, Arthur Franco.

Fundada em 1992, a Tucanada volta à cena carioca após dez anos de intervalo. "Vamos trabalhar o balé russo, a dança cossaca, e claro as coreografias de quadrilha. No fim, fecharemos com a clássica vinheta do futebol. Queremos ganhar o campeonato e ver o Brasil levando a taça", disse Arthur. A quadrilha se apresenta sábado, na Paróquia São Vicente de Paulo e disputa no dia 16 o concurso da Federação Independente dos Grupos de Dança de Quadrilhas do Rio (Figdquerj), em Pilares.

De sábado até terça-feira, também será realizada em Duque de Caxias, a festa de Santo Antônio, com apresentações de duas quadrilhas por noite. No dia 17, estreia da seleção brasileira, um telão será colocado na quadra da Império do Gramacho para juntar festa junina à Copa.

E em uma das quadrilhas mais tradicionais do Rio, a fé será o tema. O Pavilhão do Gonzagão promete exaltação às crenças. "Vamos trazer a questão do divino, do crer em algo para vencer as adversidades, independente da religião", explicou Douglas Amaral, presidente da Gonzagão. A estreia da quadrilha será dia 15 de junho, na Feira de São Cristóvão.

Para chegar na definição de um tema de quadrilha, o que não falta é imaginação. "Procuramos contribuir e falar de assuntos do momento. Já falamos sobre respeito às diferenças, olimpíadas, mas sempre mantendo elementos tradicionais da quadrilha", afirmou Wagner Bastos, agente junino da Baixada.

Na Quadrilha Festejo Junino, de Santa Cruz da Serra, em Caxias, a ideia é levar o público para conhecer as festas populares de todo país de Blumenau ao Amazonas com um casal de idosos como protagonistas. Eles percorrem locais como a Avenida Paulista, o Galo da Madrugada e até o Réveillon de Copacabana, com adereços das cores da bandeira nacional.

Nas quadrilhas infantis, o tom é lúdico. "Brincamos com a magia, a fantasia do universo infantil, porém levando uma mensagem", ponderou Ricardo Paulino, presidente da Corações Unidos que este ano aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente. Histórias de crianças que sofrem exploração do trabalho farão parte da apresentação. "Alguma situações reais serão encenadas, mas daremos um desfecho feliz".

Você pode gostar
Comentários