Queimados recebe visita de unidade móvel de mamografia

Serviço disponibiliza exames de mamografia e ultrassonografia gratuitamente. Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado realizou 200 atendimentos

Por O Dia

Unidade Móvel de Mamografia faz segunda visita a Queimados
Unidade Móvel de Mamografia faz segunda visita a Queimados -

Rio - A unidade móvel de mamografia fez parada pela segunda vez em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta terça e quarta-feira, o serviço itinerante ficou estacionado na Praça dos Eucaliptos, Centro. Destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a ação disponibilizou exames de mamografia e ultrassonografia de mama e transvaginal. 

De acordo com os organizadores, a iniciativa surgiu de uma parceria entre o Estado e a prefeitura do município. A ação viabilizou a realização de 140 mamografias e 60 ultrassonografias, outras 50 foram encaminhadas ao Centro de Diagnóstico por Imagem (Rio Imagem). Na rede privada, um procedimento de mamografia, por exemplo, custa entre 50 e 120 reais.

O teste para detectar a doença é realizado por meio do mamógrafo, um aparelho que comprime as mamas a fim de obter uma imagem detalhada da região e permite identificar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, microcalcificações, entre outras alterações e lesões não perceptíveis ou palpáveis. O aparelho usado na unidade móvel é digital e transmite o retrato de forma imediata para a tela do computador, permitindo ao radiologista armazenar e recuperar a cópia eletronicamente.

Uma das beneficiadas pela visita da Unidade Móvel de Mamografia foi a moradora da Vila Tinguá, dona Maria Lurdes da Silva. Preocupada em se prevenir corretamente, a pensionista aproveitou a oportunidade para fazer a mamografia. “Felizmente, não tem nenhum caso de câncer de mama na minha família, mas mesmo assim todo ano eu faço um check-up para saber como está a minha saúde”, declarou.

Últimas de Rio de Janeiro