Postado na internet, o vídeo que mostra as agressões registrou mais de 100 mil visualizações - Reprodução Vídeo
Postado na internet, o vídeo que mostra as agressões registrou mais de 100 mil visualizaçõesReprodução Vídeo
Por O Dia

Rio - Um vídeo compartilhado nas redes sociais que mostra militares do Exército agredindo um rapaz viralizou na internet neste sábado. O caso teria acontecido na Cidade de Deus, na Zona Oeste, na última quinta-feira, à noite.

Nas imagens é possível ver ao menos cinco militares imobilizando o jovem e pelo menos um deles dá chutes quando o rapaz já está dominado no chão. Ao redor, as pessoas gritam e pedem que eles parem. Em resposta, um dos soldados grita que o rapaz desacatou as autoridades e bateu em um militar. O soldado também alega que eles tentaram contê-lo e que, por conta da agressão, o rapaz seria levado preso.

Nas redes sociais, moradores criticaram a ação e reclamaram do despreparo dos militares. "Que Brasil é esse onde nenhum militar tem preparo para fazer uma intervenção, independente de qualquer reação do rapaz, nenhum militar recebe treinamento pra agredir ninguém, isso realmente é abuso de autoridade."

"Cinco homens para mobilizar uma pessoa, é muita falta de formação e treinamento. A verdade é essa", ressaltou um internauta. "Todos sabem que o Exército não é, e nunca foi preparado para tal", comentou outro.

O DIA procurou o Comando Militar do Leste (CML) e, em resposta, o porta-voz do CML, coronel Carlos Cinelli, afirmou que "após análise, o vídeo foi considerado autêntico" e que "foi determinada a abertura de uma sindicância para aprofundar e esclarecer as circunstâncias e a dinâmica do ocorrido." Parentes do rapaz agredido disseram nas redes sociais que ele foi levado para a sede do Exército em Benfica, mas foi liberado no mesmo dia.

Desde o início de junho, militares das Forças Armadas têm atuado em operações na Cidade de Deus em apoio a policiais. Os solados atuam no patrulhamento, cerco e retirando barricadas do tráfico.