Morador filmou os militares após suposta agressão - Reprodução / Internet
Morador filmou os militares após suposta agressãoReprodução / Internet
Por O Dia

Rio - Um morador da comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, Zona Oeste da cidade, denuncia que foi agredido por militares das Forças Armadas, durante uma operação na região. Em um vídeo divulgado pela página "De Olho Praça Seca" (assista abaixo), o homem filma dois militares por vias da comunidade, alegando ter sofrido agressão.

No início das imagens, é possível ver um dos militares chutando e pisando o que o morador diz ser seu chapéu. "Deu soco na minha cara. Chutou o chapéu. Olha lá como é que faz (...) Me abordou apontando o fuzil (...) Esse é o país que vocês querem, é?!", o morador fala, enquanto grava.

O vídeo é interrompido quando um dos militares bate contra o celular do morador. O aparelho parece cair no chão.

Procurado pelo DIA, o Comando Militar do Leste (CML) informou, através de nota, que "nada nesse sentido foi reportado ao Comandante Conjunto por meio da sua cadeia de comando ou pelos canais formais disponíveis para ouvidoria e denúncias".

Na manhã desta quinta-feira, homens das orças de segurança realizaram uma operação no Bateau Mouche e na comunidade do Barão. A ação foi para cumprir mandados expedidos pela Justiça Militar.

Agressão na Cidade de Deus

Há exatamente uma semana, outros militares foram acusados de agredir um morador da Cidade de Deus, também na Zona Oeste. Em um vídeo gravado, um jovem aparece sendo agredido por homens do Exército na comunidade (relembre no vídeo abaixo). Ele teria desacatado os militares e chegou a ser preso, mas foi liberado no mesmo dia.

Canal para denúncias

A Defensoria Pública da União (DPU) mantém, na internet, um canal para denúncias anônimas sobre violação de direitos durante a intervenção federal na segurança pública do Rio, que teve início no dia 16 de fevereiro. O formulário está disponível no site oficial do órgão, no link www.dpu.def.br/pesquisas/361892#.

Você pode gostar