05/07/2018- O Governador Luiz Fernando Pezão assina convocação PMs do concurso de 2014 , serao 1373 convocados.  Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia.  Cidade, INtervenção, Militar, Coronel, Richard, Nunes, Cerimonia, - Maíra Coelho / Agência O Dia
05/07/2018- O Governador Luiz Fernando Pezão assina convocação PMs do concurso de 2014 , serao 1373 convocados. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia. Cidade, INtervenção, Militar, Coronel, Richard, Nunes, Cerimonia,Maíra Coelho / Agência O Dia
Por NADEDJA CALADO

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão assinou nesta quinta-feira decreto autorizando a convocação de 1373 aprovados em um concurso da Polícia Militar de 2014.

"Conseguimos isso porque estamos ajustando e melhorando as contas do Estado. Deu muito trabalho. (Os representantes da Polícia) Passaram quase oito meses pendurados no meu 'zap' cobrando, e eu sempre colocando as dificuldades. Agora tenho certeza de que vamos entregar um estado muito melhor na área de Segurança", falou o Governador. 

Segundo o Governo do Estado os novos agentes serão convocados por turmas de 500 alunos, de acordo com a ordem de colocação no certame. Eles farão o curso do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e devem começar a atuar em 2019.

Quatro mil candidatos foram aprovados no concurso. Além dos 1373 novos convocados, cerca de outros 1300 já haviam ingressado na PM em 2016.

"Não vamos cometer nenhuma loucura, mas mesmo em recuperação fiscal precisamos excepcionalizar as áreas da Saúde, Segurança e Educação", disse Pezão. O governador afirmou que as convocações foram necessárias devido à perda de quadros, tanto nas aposentadorias quanto nas mortes dos agentes - desde 2014, ano do concurso, mais de 500 PMs foram assassinados no Estado. "Tudo é contabilizado. São cerca de 2200 que se aposentam anualmente e que morrem. Pra nós é um peso, mas a gente tá evoluindo no comprometimento da folha de ativos, inativos e pensionistas", disse.

Na assinatura, além do governador estiveram presentes o vice-governador Francisco Dornelles, o presidente da Alerj deputado André Ceciliano, o Secretário de Segurança general Richard Nunes, o Chefe do Estado-Maior da PMERJ Coronel Luiz Henrque, dentre outros representantes.

O governador ainda disse que o concurso deve ser renovado até a próxima gestão, mas que pode haver novas convocações ainda este ano. O general Richard Nunes também falou da necessidade de concursos: "Precisamos restabelecer a regularidade, concursos anuais. É melhor contratar poucos a cada ano do que muitos de uma vez, isso rejuvenesce a Polícia".

Você pode gostar