Fiscal interdita bomba em posto - Divulgação / Governo do estado
Fiscal interdita bomba em postoDivulgação / Governo do estado
Por O Dia

Rio - Três postos de combustíveis foram autuados, nesta quarta-feira, durante fiscalização de técnicos do Procon e da Secretaria estadual de Fazenda. Os estabelecimentos ficam na Tijuca, no Maracanã e em Vila Isabel, todos na Zona Norte da cidade. Os fiscais encontraram gasolina aditivada com quantidade de etanol acima do permitido, bomba entregando quantidade de combustível abaixo do apresentado dentre, outras irregularidades. Os agentes também checaram se a redução do preço do diesel (determinada pela MP 838/2018) estava sendo cumprida.

O primeiro estabelecimento fiscalizado foi o Posto de Abastecimento Bacellar de Vila Isabel Ltda, que fica na Rua Teodoro da Silva 422, em Vila Isabel. O local recebeu autuações por funcionar com inscrição estadual irregular; utilizar máquina de cartão de crédito de outro estabelecimento; não fornecer nota fiscal; não possuir guias de notas de entrada de combustível; não possuir livro de movimentação de combustível; e outra autuação pela falta de alvará de funcionamento; ausência de autorização de revenda da ANP; ausência do cartaz 151 do Procon; além de ter sido constatado, no exame de aferição de qualidade de combustível (repetido duas vezes), irregularidade na quantidade de etanol na gasolina aditivada. A gasolina aditivada apresentou quantidade de etanol acima do aceitável, ficando interditado o respectivo tanque e bico.

Combustíveis foram verificados - Divulgação / Governo do estado

Na fiscalização do Posto de Lubrificação Maracanã Ltda (Avenida Professor Manuel de Abreu 816, Maracanã), foram entregues um auto de infração por ausência de tabela de preços para cigarros e pela comercialização de 44 litros de óleo tipo SJ, que tem venda proibida (o material foi descartado); e uma autuação por ausência do livro de movimentação de combustíveis.

Foi encontrado óleo proibido de comercialização - Divulgação / Governo do estado

O ultimo local da operação, o Auto Posto Mikonos Ltda (Rua São Francisco Xavier 446, Tijuca), recebeu um autuação por ausência de livro de movimentação de combustível; e um auto de infração por bomba baixa de etanol em teste de 20 litros (durante a segunda aferição), apresentando 100 ml abaixo do limite permitido. O posto deverá apresentar junto ao Procon laudo técnico de regularização do bico para retirada do lacre.

Em todos os postos foram realizados teste para verificar possível fraude de bomba baixa (verificação de todos os bicos - gasolina comum, aditivada, etanol e diesel), o teste de proveta (quantidade de etanol na gasolina), a verificação da coloração da gasolina comum e aditivada, além de checagem de documentação.

Fiscal interdita área em posto - Divulgação / Governo do estado

Você pode gostar