Quiosques da Praça Miami, na Vila Kennedy, são inaugurados - Divulgação
Quiosques da Praça Miami, na Vila Kennedy, são inauguradosDivulgação
Por O Dia

Rio - Os novos quiosques da Praça Miami, na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, foram entregues, nesta sexta-feira. Com a conclusão das obras, o local volta a ser um ponto comercial de referência para os moradores da Vila Kennedy. De acordo com a Prefeitura do Rio, foram instalados 52 quiosques, com relógio para medição do consumo de energia e ponto de água tratada e esgoto, além da praça ter recebido novo piso e calçamento, sistema de iluminação com 32 pontos de luz, academia da terceira idade, parquinho infantil e área de lazer para os moradores. O trabalho de reestruturação da Praça Miami custou R$ 2,6 milhões. 

"É muito importante esta obra e também a regularização desses trabalhadores. Ter capacitação para esses comerciantes aprenderem, por exemplo, como combater um vetor de doença na hora de atender o cliente. Seja no salão, ao fazer uma unha, ou na lanchonete, quando prepara um suco. Então, esse trabalho é muito importante. Porque, sem ordem, infraestrutura e preparo, o sonho de empreender pode virar um pesadelo", disse o prefeito Marcelo Crivella, durante entrega da obra. 

Os comerciantes locais comemoraram o retorno à nova Praça Miami. "Ter um local limpo, bonito, bem iluminado para trabalhar mexe com a autoestima da gente", emocionou-se a manicure Erica Dias, 32 anos, nascida e criada em Vila Kennedy e que há 11 anos trabalha na Praça Miami.

Já Luciana Damasceno, 34 anos, destacou a conquista da legalização do seu negócio. "Hoje é o grande dia. Nem acredito que agora temos nossa licença para trabalhar em paz. Há 15 anos, convivo com a insegurança de não ser legalizado. Essa é a maior vitória", comemorou ao lado do marido Leonardo, com quem divide o trabalho na lanchonete do casal na Praça Miami.

Além da nova infraestrutura e da legalização dos quiosques, os comerciantes enfatizaram a importância dos cursos de qualificação a que tiveram acesso. “Nossa praça reformada dá outro horizonte pra gente. Mas não é só ter um espaço novo, tivemos capacitação. Fiz um curso pago pela prefeitura de gestão financeira na ESPM, aprendi sobre planilha, capital de giro, custo fixo. Tenho outra visão agora. Outro horizonte”, garantiu Vilmar Barbosa de Souza, 54 anos, vendedor de roupas, que trabalha há 20 anos na Praça Miami.

Cursos de capacitação da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária promoveu a capacitação de 377 comerciantes em oito cursos, voltados, por exemplo, ao manuseio e ao armazenamento correto de alimentos. Foram ensinados cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência de doenças transmitidas pela comida. Os donos de salões de beleza também receberam orientações sobre o uso de cosméticos regularizados, além da limpeza e desinfecção do ambiente de trabalho. Outro serviço importante para a comunidade foi a emissão de 25 licenciamentos ambientais e a ação do Controle de Zoonoses, que vacinou 566 cães e gatos.

Inauguração após polêmica 

Os comerciantes da Vila Kennedy tiveram seus quiosques destruídos em março deste ano em uma ação da Secretaria de Ordem Pública (Seop). Na ocasião, a ação causou comoção na população carioca e foi considerada "desproporcional" pelo próprio prefeito Marcelo Crivella. Depois do fato, um cronograma foi criado pela Prefeitura para que novos quiosques fossem entregues, além da revitalização da praça. 

Você pode gostar