Bando levou dinheiro dos caixas do Banco do Brasil e do Santander - Maíra Coelho
Bando levou dinheiro dos caixas do Banco do Brasil e do SantanderMaíra Coelho
Por Caio Cardoso*

Rio - Oito criminosos armados e encapuzados explodiram e levaram dinheiro de dois caixas eletrônicos - um dos Santander e outro do Banco do Brasil - no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no Fundão, na Ilha do Governador, na madrugada de ontem. O ataque aconteceu por volta das 3h. Os criminosos atiraram contra os vigilantes, mas ninguém ficou ferido. A quantia roubada não foi revelada.

O bando chegou de carro. Segundo informações, alguns saíram do veículo, quebraram a porta que dá acesso aos caixas e entraram no prédio. Os outros ficaram no automóvel e do lado de fora da unidade. Um dos criminosos rendeu um vigilante enquanto os outros colocavam os explosivos nos equipamentos. O segurança foi levado para um sala onde havia mais vigias, que já se preparavam para agir, mas foram impedidos porque o bandido atirou contra eles. Em seguida, houve a explosão dos caixas.

A polícia está analisando imagens do circuito de segurança para tentar identificar os criminosos.

O vice-decano do CCMN, Cabral Lima de 56 anos, reclamou da falta de segurança no campus. ''A forma como a UFRJ vem sendo tratada está muito ruim. Nós estamos sem dinheiro, o governo não libera verba alguma, e isso afeta a segurança que poderia ser maior. É preciso mudar isso. Se nós tivéssemos mais recursos econômicos, poderíamos ter mais segurança e dar mais conforto para os nossos alunos, docentes e funcionários", criticou Lima.

 

Em nota, a UFRJ informou que nos últimos meses, houve reuniões periódicas com as autoridades policiais do Rio de Janeiro. "Nós estamos buscando soluções para os crimes em instalações da universidade. Em junho, após reunião na Secretaria de Segurança do Estado do RJ (Seseg), a secretaria reforçou o policiamento no campus. Desde então, o número de crimes como sequestros-relâmpago e roubo de carros diminuiu drasticamente no campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão", diz o documento.

08/09/18- Criminosos atiram contra vigilantes e explodem caixas eletrônicos na UFRJ. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia. Polícia, Roubo, Crime,Perícia, Caixa, Eletrônico, UFRJ, Federal - Maíra Coelho

Arrombamento no Centro

Uma agência bancária na Avenida Gomes Freire, no Centro do Rio, também foi alvo de bandidos neste sábado. Segundo PMs do 5º BPM (Praça da Harmonia) que atenderam a ocorrência, os criminosos quebraram o vidro ao lado da porta giratória para acessar a área principal. E utilizaram uma serra para tentar acessar o cofre. Ainda de acordo com os policiais, não houve furto de valores, e o crime teria ocorrido por volta de 6h.

Policiais civis fazem a perícia na agência neste momento e são acompanhados por funcionários da empresa de vigilância que presta serviço para o Santander. Segundo contaram, a área de autoatendimento estava aberta ao público quando houve a tentativa de furto.

"Os criminosos entraram normalmente na agência. A tentativa foi de arrombar o cofre, mas não conseguiram. Há marcas que mostram que tentaram serrar uma estrutura do cofre, mas devem ter percebido que iria demorar e foram embora", comentou um dos policiais que ficaram responsáveis pelo isolamento da área.

Os bandidos ainda danificaram pelo menos uma câmera do circuito interno de segurança da agência. O caso foi registrado na 5º DP (Centro).

Estagiário sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar