Ato de desagravo foi realizado nesta segunda em frente ao Fórum de Duque de Caxias - Fernando Frazão / Agência Brasil
Ato de desagravo foi realizado nesta segunda em frente ao Fórum de Duque de CaxiasFernando Frazão / Agência Brasil
Por Agência Brasil

Rio - A advogada Valéria Lúcia dos Santos foi o centro das atenções de um ato de desagravo, realizado nesta segunda-feira, em frente ao Fórum de Duque de Caxias, que contou com dezenas de pessoas, inclusive o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia. Valéria, que é negra, foi detida e algemada no último dia 10, dentro do fórum, durante uma audiência, a pedido de uma juíza leiga. A cena foi gravada e causou indignação por todo o país.

A manifestação atraiu advogados e militantes defensores das causas raciais e dos direitos das mulheres. Embora o ato tenha sido pacífico desde o início, o fórum teve as portas fechadas, o que deixou os advogados ainda mais inconformados.

"Este caso terá vários desdobramentos, na corregedoria estadual, no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e no âmbito da OAB. Porque a colega, juíza leiga, que determinou que Valéria fosse algemada, é uma advogada. Portanto, a sua ação também será examinada sob o prisma ético-disciplinar. Mas o que mais fica deste momento é se nós estamos agindo bem com esta linha de extremismos, de intolerância e de violência, que vimos esta colega sofrer", disse Lamachia.

Segundo ele, o fato atentou contra o próprio Estado Democrático de Direito: "Algemar uma advogada, dentro de uma sala de audiência, no exercício de sua profissão, é algo inaceitável, sob qualquer aspecto. O meu sentimento é que, naquele momento, a democracia brasileira foi algemada".

'Sentar e conversar'

A manifestação atraiu advogados e militantes defensores das causas raciais e dos direitos das mulheres - Fernando Frazão / Agência Brasil

Apesar do trauma que o fato lhe deixou, com exposição de imagens compartilhadas por todo o país, Valéria disse que sua atitude será a de conversar com a juíza leiga que determinou a ordem de lhe colocar algemas.

"Eu me sinto muito acolhida, tanto pela OAB quanto pela sociedade civil. Sobre minha colega, nós duas temos que sentar e conversar. Não é jogar pedra. Para a gente evoluir como pessoa. A gente não pode se dividir, temos de nos unir. Não importa a cor da pele. O que eu quero é que nunca mais isto aconteça. Nunca mais", disse Valéria.

Consequências

O fórum teve as portas fechadas, o que deixou os advogados ainda mais inconformados - Fernando Frazão / Agência Brasil

A advogada relatou que, no momento em que foi algemada, se sentiu muito mal e ofendida em sua dignidade. "Eu me senti muito ferida. Depois fui para casa e chorei sozinha. Me feriram, mas eu não fui vencida. Olha o que mobilizou o país. O Brasil respondeu. A gente precisa construir um país melhor para os nossos netos", disse.

Procurado pela reportagem, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que comanda o sistema de Justiça estadual do qual faz parte o Fórum de Duque de Caxias, se limitou a responder, em nota, que os fatos estão sendo apurados: "Em relação aos fatos ocorridos na audiência na semana passada, os fatos estão sendo apurados. O TJ vai se manifestar na conclusão da apuração".

A advogada foi detida e algemada no último dia 10, dentro do fórum, durante uma audiência, a pedido de uma juíza leiga - Fernando Frazão / Agência Brasil
A cena do último dia 10 foi gravada e viralizou na Internet - Fernando Frazão / Agência Brasil

Você pode gostar