Bandidos explodiram Banco do Brasil no Centro de São João de Meriti  - Severino Silva / Agência O Dia
Bandidos explodiram Banco do Brasil no Centro de São João de Meriti Severino Silva / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Os cerca de 20 criminosos que explodiram um Banco do Brasil (BB) no Centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na madrugada desta sexta-feira, fecharam ruas no entorno e um dos integrantes fez ronda de moto para ver se havia policiais na região antes do ataque. Um ônibus foi parado, os passageiros expulsos e o veículo atravessado na Rua Manuel Francisco Rosa, paralela à da agência. Na Gessyr Gonçalves Fontes, onde fica o banco, barracas de feira foram colocadas no meio da via. 

O criminoso de moto deu o "ok" de que não havia policiais no entorno, dando início à explosão do banco. A PM acabou chegando o local em seguida, por volta das 4, e houve uma intensa troca de tiros com os criminosos, alguns deles de fuzis. O crime aconteceu a poucos metros da Secretaria Municipal de Ordem Pública do município, local onde uma testemunha se abrigou. 

"Eu faço caminhada todo dia nesse horário. O que estava fazendo ronda passou por mim de moto e cheguei a pensar que seria um roubo, ele colocou a pistola na direção da minha boca. Eu fui me abrigar perto da secretaria. De repente teve a explosão, foi um barulho muito forte", contou o homem.

Bandidos explodiram Banco do Brasil no Centro de São João de Meriti - Severino Silva / Agência O Dia

Após o confronto com a polícia, os bandidos ainda renderam funcionários e clientes de um posto de combustíveis a Rua Getúlio de Moura, transversal à via onde ocorreu a explosão. Eles roubaram o carro de um casal que abastecia e fugiram. A rua onde fica o Banco do Brasil é conhecida como a "rua dos bancos", devido ao grande número de agências bancárias.

A Polícia Civil fez uma perícia na agência bancária e policiais do batalhão da PM da cidade encontraram três pés de cabra abandonado pelos bandidos. A Secretaria de Defesa Civil de São João de Meriti fez vistoria no prédio para verificar se há risco de desabamento, mas não deram informações sobre o trabalho.

Bando usou retroescavadeiras e caminhão em São Gonçalo

Em São Gonçalo, também nesta madrugada, bandidos usaram retroescavadeiras para destruir um supermercado e arrancar dois caixas eletrônicos do estabelecimento na RJ-104, no bairro Vista Alegre.

Policiais chegaram no momento da ação e houve troca de tiros, deixando um PM ferido, sendo socorrido no Hospital Estadual Alberto Torres. Os bandidos conseguiram fugir sem levar as máquinas bancárias e abandonaram as retroescavadeiras e um caminhão. O local foi isolado e a perícia realizada pela Polícia Civil. O caso será investigado pela 74ª DP.

Caixas eletrônicos de supermercado em São Gonçalo ficaram destruídos - Estefan Radovicz / Agência O Dia

"Que tiroteio foi esse? Em Vista Alegre ouvimos o som da guerra", escreveu uma moradora nas redes sociais. "Muito tiro mesmo, parecia uma guerra", disse outra. "Foi desesperador. Tiro de fuzil. Só Deus", informou uma terceira.

Retroescavadeiras abandonadas pelos criminosos que tentaram roubar caixas eletrônicos em supermercado em São Gonçalo - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Você pode gostar