Por O Dia

Rio - Um passeio ciclístico da Praça Saens Peña, na Tijuca, à Praça XV, no Centro, neste sábado, a partir das 9h30, marcará a comemoração do 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, na cidade do Rio de Janeiro. A pedalada será o ato de lançamento, pela Prefeitura, da campanha “Respeito é o Melhor Caminho”, que visa a incentivar a convivência pacífica no trânsito entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas nas ruas da cidade.

O evento é aberto a toda a população. E não precisa ser ciclista experiente, porque será montado um esquema especial de segurança no trânsito para o comboio percorrer os 8,2 km do trajeto. A estimativa é de que o passeio dure em torno de 45 minutos.

Serão montadas duas tendas do Centro de Educação Ambiental que servirão para distribuir material de conscientização sobre o uso da bicicleta e dicas de boa convivência. O pelotão será comandado por ciclistas experientes, que guiarão o trajeto com o apoio dos agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal. Além da operação de tráfego, a CET-Rio promoverá também iniciativas para educação no Trânsito, com faixas e distribuição do Código de Trânsito para ciclistas e motoristas. O Centro de Educação Ambiental da Subsecretaria do Meio Ambiente estará com a van do projeto Meio Ambiente Itinerante.

Participam também da organização e do apoio ao evento o Centro de Operações Rio (COR), a Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente, a Subsecretaria municipal de Promoção de Eventos, as superintendências da Tijuca e do Centro, o Detran-RJ, a Operação Lei Seca, a Associação Comercial e Empresarial da Tijuca e o Tembici, responsável pela operação do sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Rio. Grupos ligados ao cicloativismo e à promoção da sustentabilidade estarão na pedalada: Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSCRJ), Bike na Pista, Pedala Tijuca, Pedal Sonoro e Caminha Rio.

 

 

O TRAJETO

Partindo da Praça Saens Peña, os ciclistas seguirão pela Rua Conde de Bonfim e Haddock Lobo, também na Tijuca. O comboio então passará pelas seguintes vias: Rua Hélio Beltrão, Rua Ulysses Guimarães, Rua Visconde Duprat, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Marquês de Pombal, Rua do Riachuelo, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Rua do Lavradio, Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Praça do Expedicionário, Rua Dom Manuel (esquina com Rua Erasmo Braga) e, finamente, Praça XV.

SOBRE O DIA MUNDIAL SEM CARRO

Criada na França, em 1997, a data é celebrada em cidades do mundo todo, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Esse movimento vem alertando as pessoas sobre a importância do transporte alternativo para a preservação do meio ambiente, especialmente a bicicleta. A proposta de soluções de mobilidade inclui também o incentivo ao uso do transporte público.

BICICLETAS NO RIO

Estima-se que cerca de 5% dos habitantes da cidade se deslocam no dia-a-dia de bicicleta, dispensando o carro para percorrer, especialmente, curtas distâncias. Ao adotarem um modal sustentável, as pessoas contribuem para a redução da poluição nas grandes cidades e ganham em qualidade de vida, com a prática de exercícios durante seus deslocamentos.

O Rio de Janeiro tem 458 km de ciclovias, a terceira maior malha do país. Neste ano de 2018, a cidade sediou o maior evento mundial de mobilidade sustentável, o Velocity, um reconhecimento de sua vocação como cidade amiga das bicicletas.

SERVIÇO:

PASSEIO CICLÍSTICO DO DIA MUNDIAL SEM CARRO

DATA: 22/09/18

HORÁRIO: 9H30

LOCAL: PRAÇA SAENS PEÑA (TIJUCA)

Você pode gostar