Startup Rio tem inscrições abertas até o dia 27 de setembro  - Divulgação
Startup Rio tem inscrições abertas até o dia 27 de setembro Divulgação
Por O Dia

Rio - Nesta época em que mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, o programa Startup Rio, do governo do Estado, oferece uma alternativa para quem tem uma boa ideia na gaveta. Até a próxima quinta-feira (27), estão abertas inscrições para a seleção de até 130 projetos para empreendedores com ideias inovadoras na área de tecnologia digital. A quarta edição do programa oferece até R$ 96 mil em recursos para cada selecionado (pagos ao longo de 12 meses) e as inscrições podem ser feitas pelo site da Faperj, instituição que apoia a iniciativa. Somente pessoas físicas podem participar do edital. 

De acordo com Marcos Neme, coordenador da Starup Rio, o objetivo do programa é identificar empreendedores com boas ideias e capacitá-los para que coloquem em prática soluções de problemas usando a tecnologia. Nesta terça-feira, os 10 projetos que se destacaram na última edição serão apresentados na Demo Day, evento em que os criadores das startups apresentam seus negócios a clientes e investidores de diferentes modalidades de investimento.

O edital deste ano selecionará até 100 propostas para participação no programa na cidade do Rio de Janeiro; até 15 propostas de residentes na Região Serrana para participação em Petrópolis; e até 15 propostas de moradores do Sul Fluminense para participação na própria região.

Durante dois meses, os selecionados receberão capacitação em empreendedorismo, com treinamentos, consultorias e atividades afins de nivelamento, técnicas de gestão, validação da ideia e construção de plano de negócios. “Após esse período cerca de 50 serão selecionados no Rio, outros 10 da região serrana, outros 10 do sul fluminense para receber os recursos financeiros”, explica Neme.

“Aqueles que não forem selecionados terão recebido ainda uma capacitação de alto nível em empreendedorismo”, completa o coordenador do projeto, Leonardo Poa. Os selecionados terão até 13 meses para executar o projeto.

Demo Day

Neste ano, as apresentações do Demo Day acontecerão na Rio Info - maior evento de negócios e TI do Brasil - nas próximas segunda (24) e terça-feira (25), no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio. “Queremos mostrar para a sociedade como a tecnologia pode facilitar a vida”, afirma Leonardo. Já o gerente executivo diz que os projetos que serão apresentados têm em comum o impacto social. “Hoje é quase impossível ser inovador pensando somente em lucro. Nós buscamos projetos com essa carga social e incentivamos seu desenvolvimento nos que não têm”, conta Neme.

Entre os destaques da terceira edição, há projetos voltados para o entretenimento, um jogo voltado para deficientes visuais, além de um projeto literário, que tem como objetivo a imersão de leitor. 

Ao longo das edições da Startup Rio, destacam-se projetos como Gero360, aplicativo desenvolvido para facilitar a troca de informações e a rotina de cuidados com idosos e aplicativo Opa! (Olhando para o Aluno), que vem transformando a relação do estudante com as instituições de ensino. Para mais informações acesse: http://www.faperj.br/?id=3588.2.5

Perca o medo de editais e tire a ideia da gaveta; confira as dicas:

Leonardo diz que muitas pessoas têm um certo de medo de editais, por isso ele deu algumas dicas ao DIA

1- Leia o edital até o fim

Segundo o gerente, o documento é um roteiro e uma instrução do que dever ser feito. “Algumas pessoas ficam com preguiça e não leem até o fim. Esmiúce, as respostas para as suas dúvidas estão lá." 

2 - Compartilhe suas ideias

“Fale sobre suas ideias com os colegas, deixe de lado o medo deles 'roubarem'. É compartilhando que a gente aprimora, descobre as falhas e amadurece. Após amadurecer o programa, você está pronto para escrever o projeto."

3 - Escreva para leigos

“Quando escrever um projeto se coloque no lugar do outro, leia em voz em alta e apresente para o pai, pro vizinho, para quem está passando na rua. Vê o que as pessoas vão achar, se elas vão entender sua ideia. O edital deve ser objetivo e claro."

4 - Participe de eventos

" Vá a eventos, palestras e workshops voltados para fomento de iniciativas. Hoje há diversos eventos para desmistificar o mundo dos editais, o Startup Rio sempre promove iniciativas."

5 - Não tenha do orçamento

"Não tenha medo de colocar preço, pesquise bastante e faça o orçamento. É melhor uma previsão malfeita do que previsão nenhuma."

Você pode gostar