O mutirão da castração de pets começa nessa terça-feira - Arquivo
O mutirão da castração de pets começa nessa terça-feiraArquivo
Por Caio Cardoso *

Rio - Atenção, tutores de cães e gatos moradores da cidade do Rio. Começa nesta terça-feira o cadastro para quem deseja castrar o pet. O atendimento é gratuito. Os interessados devem comparecer ao Instituto Jorge Vaitsman, na Mangueira, Zona Norte do Rio, a partir das 8h, com com o CPF e comprovante de residência.

Cada CPF dá direito ao agendamento de três castrações. Lá, serão distribuídas senhas para as castrações que acontecerão no próximo dia 6. O instituto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.120.

Durante o procedimento, o animal terá um chip implantado no corpo, para monitoramento. Estão disponíveis 130 vagas, metade para cada sexo. Esse ano, até junho, já foram castrados 6.147.

No dia da cirurgia, haverá palestras sobre a esporotricose, zoonose grave que pode matar, e orientações sobre o tratamento, que também é oferecido gratuitamente pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses. Nesse encontro, será distribuído material sobre a nova campanha "Esporotricose - o cuidado é a principal cura".

Essa é a terceira etapa do mutirão de castração da prefeitura. A medida é uma prevenção e controle da esporotricose, que vem aumentando na cidade. Segundo dados da subsecretaria, os números de casos notificados aumentam a cada ano. Em 2017, foram registrados 892 pacientes com a infecção na pele e, em 2016, 817.

A esporotricose é um grave fungo que atinge principalmente os gatos. A contaminação dos felinos ocorre pelo contato das garras do animal com material orgânico em decomposição contaminado, como cascas de árvores, palhas, farpas, espinhos e o solo. Em humanos a doença é transmitida por arranhões e contato direto com a pele lesionada.

Nos animais devem ser observados alguns sinais, como feridas no focinho e nos membros. Elas são profundas, geralmente com pus, não cicatrizam e costumam crescer para o resto do corpo. Perda de apetite, apatia, emagrecimento, espirros e secreção nasal também são manifestações da doença.

Fiquem atentos ao cadastro para as próximas castrações, que acontecerão em 17 de novembro e 1º de dezembro.

O Instituto Jorge Vaitsman também atende cães e gatos gratuitamente, assim como no Centro de Controle de Zoonoses, no Largo do Bodegão 150, em Santa Cruz.

(* Estagiário sob a supervisão da jornalista Maria Inez Magalhães)

Você pode gostar