Por O Dia

Rio - O cadastro para castração de pets do mutirão da Prefeitura do Rio começa nesta terça-feira. O atendimento é gratuito e são 130 vagas. Interessados devem comparecer ao Instituto Jorge Vaitsman, na Mangueira, a partir das 8h, com o CPF e comprovante de residência.

Cada CPF dá direito ao agendamento de três castrações. Lá, serão distribuídas senhas para os procedimentos que serão realizados no dia 6. Durante a castração, o animal terá um chip implantado no corpo, para monitoramento. Neste ano, até junho, já foram castrados 6.147 animais.

No dia da cirurgia, haverá palestras sobre a esporotricose, zoonose grave que pode matar, e orientações sobre o tratamento, que também é oferecido gratuitamente pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses. Essa é a terceira etapa do mutirão de castração da prefeitura. A medida é uma prevenção e controle da esporotricose, que vem aumentando na cidade. Segundo dados da subsecretaria, os números de casos notificados aumentam a cada ano. Em 2017, foram registrados 892 pacientes com a infecção na pele e, em 2016, 817. O instituto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.120.

Veterinários voluntários

As inscrições para o Programa de Voluntariado a estudantes de Medicina Veterinária da Subsecretaria de Bem-estar Animal (Subem) da prefeitura vão até 23 de novembro.

Quem quiser se participar, deve ir até a sede da Subem, no Centro Administrativo São Sebastião, bloco anexo, sala 845, na Cidade Nova, com cópias da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de duas fotos 3x4 recentes e currículo.

Os estudantes vão atuar na Fazenda Modelo, em Ilha de Guaratiba, em minicentros da Subem ou em locais indicados pelo médico veterinário chefe. A carga horária é de quatro horas por dia, uma vez por semana, por um ano, podendo se estender por igual período.

Após um ano ininterrupto do voluntariado, o estudante receberá certificado de participação com o total de horas dedicadas ao programa.

Você pode gostar
Comentários