
Rio - A diretora-geral da UPA de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi exonerada após a divulgação de um vídeo em que ela aparece fazendo as unhas com uma manicure dentro da unidade e no horário de expediente. O flagrante foi feito pelos próprios pacientes.
Ana Paula Latini de Souza não é médica, apenas exerce o cargo de gestora. O secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto de Souza Oliveira Leite, repudiou o ato e lamentou a conduta. "Recebemos esse vídeo pelas redes sociais na sexta-feira, e na segunda-feira, ela já estava exonerada. Não é isso que a gente espera de um funcionário público, ela teve total falta de ética ao usar o expediente de trabalho para fazer a unha. A gente preconiza o bom atendimento aos pacientes, portanto não dá pra aceitar uma situação com essa", disse Leite. No lugar de Ana, foi nomeado Edson Ribeiro da Silva, que ocupava o cargo na comissão da Unidade Básica de Saúde Júlia Távora.
Moradores que dependem da UPA de Comendador Soares reclamam do atendimento. A dona de casa Sonia Teixeira, de 52 anos, levou o filho na unidade na semana passada, mas ele quase não foi atendido, pois apenas uma médica cuidava dos pacientes. "Se eu não faço um escândalo, acho que ele teria morrido". A secretaria informou que busca novos médicos para reforçar a equipe, inclusive nos plantões de final de semana.