O comerciante Alexandre Souza conta com a ajuda da família toda para promover evento de graça na Zona Norte:
O comerciante Alexandre Souza conta com a ajuda da família toda para promover evento de graça na Zona Norte: "Atualmente, recebemos gente de todos os lugares do Rio"Armando Paiva
Por *LUANA DANDARA E GABRIEL THOMAZ

Rio - Seja para ganhar um sorriso das crianças ou para obter uma graça divina, o que importa mesmo nesta quinta-feira, no Dia de São Cosme e Damião, é a corrida atrás dos doces. E para alcançar os pequenos, os doadores até viajam de uma região para outra no Rio. Mas é no subúrbio, onde a tradição ainda pulsa forte, que vai ter uma baita festa comandada pelo comerciante Alexandre Souza. Com direito a cerca de 3 mil unidades de cachorro-quente, mais de 700 litros de refrigerante, centenas de doces e brinquedos, Alexandre espera duas mil pessoas na Rua Doutor Bulhões, no Engenho de Dentro, que será fechada para o evento gratuito.

"Nossa família é espírita, então temos muito carinho pelo Dia de São Cosme e Damião. Celebramos a data há quase três décadas, mas era bem menor e ficava restrita à parte interna de casa. Em 2008, o evento começou a crescer e empresários passaram a nos apoiar com alimentos. Atualmente, recebemos gente de todos os lugares do Rio", explicou Alexandre. Para garantir a segurança da festa, até a Guarda Municipal foi convocada.

Para que o evento seja um sucesso, a mãe de Alexandre, Vera de Souza, de 72 anos, coloca literalmente a mão na massa. Enrolando docinhos durante todo dia de ontem, a aposentada revela que sua principal motivação é a alegria no rosto das crianças. "Me emociona ver crianças com pouca condição financeira sorrindo por receber doces e brinquedos. Receber um obrigado me faz ter um dia mais feliz. A única coisa que me deixa triste é só poder fazer essa festa uma vez ao ano. Se eu tivesse dinheiro, faria várias vezes", comentou Vera.

Mesmo sem ser religiosa, Lais Castro dos Santos, 26 anos, moradora de Campo Grande, conta com a ajuda da sua mãe, Luzia de Castro dos Santos, 62, para distribuir doces na Vila Aliança, Zona Oeste. "Por questões religiosas, as crianças em Campo Grande já não pegam mais doces. Mas essa tradição remonta aquele momento de felicidade da infância, da energia das crianças, principalmente nessa época de posições tão extremas", disse Lais.

A professora Elizabeth Gonzales sai de Laranjeiras, onde mora, para entregar saquinhos no subúrbio - Divulgação

A professora Elizabeth Queiroz, de 59 anos, também sai de casa, em Laranjeiras, para conquistar a criançada no subúrbio. "Normalmente entrego no Méier e na Tijuca. Faço isso há 40 anos. Estou montando desde segunda-feira os 150 saquinhos para entregar com ajuda dos meus três filhos", contou Elizabeth. Apenas esse ano, a professora gastou cerca de R$ 750 para comemorar o dia dos santos, que para ela, tem significado religioso. "Acredito muito porque é um santo de devoção. Quando tive problemas de saúde me mantive firme e sempre tive esperanças pela minha fé em São Cosme e Damião".

Mais homenagens dos santos no sábado

Em Todos os Santos, na Zona Norte, uma festa em homenagem ao Dia de São Cosme e Damião faz jus ao nome da região. Neste ano, a comemoração será no sábado, das 10h às 16h, na Rua Conselheiro Augustin, altura do número 171. Os 400 convites para o evento serão distribuídos hoje pelas ruas do bairro.

"Comemoramos essa festa há 21 anos. Lá não entregamos saquinho. Temos mesas decoradas com temas infantis, bolo, guloseimas, salsichão, hambúrguer, pipoca e caruaru, que é uma comida típica de São Cosme e Damião", afirmou Viviane Cruz, que ajuda a organizar a festança há sete anos.

O evento é organizado pelo grupo 'Mais Amor Por Favor', que arrecada doações durante o ano inteiro. "A festa traz muita harmonia, alegria e diversão para o bairro", finalizou Viviane.

Celebração

- Andaraí

Paróquia São Cosme e Damião terá missas de hora em hora de 6h às 12h e depois às 14h, 18h e 19h

Santo Terço às 13h e Terço dos Homens, às 20h

Procissão às 16h

Adoração ao Santíssimo às 21h

Local: Rua Leopoldo 434

- Anchieta

Paróquia São Cosme e Damião terá festa das 6h às 20h

Missa de hora em hora e procissão às 18h

Local: Rua Adolfo Coelho 15

*Estagiários sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar
Comentários