Enzo (centro), 8 anos, espera a distribuição de doces sentado na calçada com aviso no cartaz colorido - Maíra Coelho
Enzo (centro), 8 anos, espera a distribuição de doces sentado na calçada com aviso no cartaz coloridoMaíra Coelho
Por O Dia

Rio - O Dia de São Cosme e Damião foi comemorado nesta quinta-feira, mas a data marcou apenas o início de um doce período para a criançada. Deste fim de semana até o dia 12 de outubro, quando é celebrado o Dia das Crianças, o público mirim poderá aproveitar a distribuição de doces e brinquedos em diversos pontos da Zona Norte do Rio. No bairro do Jacaré, por exemplo, a auxiliar de administração Ivana Almeida pretende aproveitar o sábado para comemorar com atraso o dia do seu santo de devoção.

"Durante a semana eu trabalho e ficava inviável entregar doces. Escolhi o sábado para comemorar o Dia de São Cosme e Damião e vou distribuir 50 saquinhos de doces pela vizinhança. Sou umbandista e essa data tem um significado muito especial, não posso deixar passar em branco", assegurou Ivana. "Meu filho também teve sérios problemas de saúde durante esse ano. Com a entrega estarei agradecendo pela vida dele", acrescentou.

Os comerciantes também comemoraram a alta procura por guloseimas até o Dia das Crianças. Para Valdecir Martins, gerente da loja Big 2000, de Madureira, a expectativa é que as vendas aumentem até o dia 12 de Outubro. "Posso dizer que esse ano as vendas para o Dia de Cosme e Damião foram maiores que em anos anteriores, e esperamos que nosso movimento continue acima da média até outubro. Minha dica para quem vai comprar doces para o Dia das Crianças é se adiantar, porque às vésperas da data temos um dos maiores movimentos do ano", alertou Valdecir.

Quem já está preparada para alegrar a meninada no Dia das Crianças é a administradora de empresas Simone Rosa. Isso porque ela tem o costume de, no dia 12 de outubro, andar de carro pela cidade distribuindo doces e brinquedos.

"Gosto de ver a alegria e a expectativa no rosto da criança para saber o que tem dentro do saquinho. Normalmente entrego bolas, bambolês e bonecas também. Antigamente eu tinha o hábito de fazer essa ação no dia de São Cosme e Damião. Acredito que essa é uma tradição muito importante", opinou Simone.

O projeto 'A Rua é Nós' também comemora o Dia das Crianças em grande estilo. Esse ano, a organização vai festejar a data nos dias 12 e 14 de outubro presenteando cerca de 2.500 crianças.

"No dia 12 faremos uma carreata para que possamos atender às crianças que ficam na região do antigo IBGE, além das comunidades do Mandela, Kelson, Sereno, Dourado, Amorim e Rio D'Ouro. Já no dia 14 faremos uma festa na Barreira do Vasco a partir das 11h", informou Renata Fernandes, voluntária do projeto. "Os produtos distribuídos são doações de colaboradores", ressaltou. Para colaborar com o grupo de voluntários, basta doar biscoitos, guaraná natural, água ou brinquedos novos. Telefones de contato: 99547-3721, 96415-2892, 99375-5113 e 99835-0628.

 

Você pode gostar
Comentários