Wanderson Santos - Reprodução
Wanderson SantosReprodução
Por Gabriel Sobreira

Rio - Será velado nesta segunda-feira, a partir das 8h, na sala 5 do Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, o estudante Wanderson Santos, 16 anos, morto na manhã de sábado, por uma bala perdida, quando estava na casa da tia, no Morro da Fé, na Penha. O sepultamento acontecerá às 15h. Procurada, a Polícia Civil, afirma que a investigação segue em andamento.

"Era uma pessoa que ia de casa para a escola e da escola para casa. Não era de sair, era muito estudioso. Ele dormiu na casa da tia e começou o tiroteio. Ele foi fechar a janela e levou um tiro", conta Elizabeth Galdino, tia de Wanderson. "Os pais dele não estão nem conseguindo falar. Estamos todos em estado de choque. A gente não queria que isso acontecesse com a gente e nem com ninguém. Mas estamos em um mundo que só Jesus", desabafa.

Para uma amiga da família, que pediu para não ser identificada, o estado da mãe da vítima, Lúcia Galdino, é desolador. "A mãe dele está num estado que não tem palavras. Desfalecida, desacreditada, destruída", diz.

Wanderson era o caçula da família e tinha duas irmãs, uma de 19 e outra de 17. Estudante do 9º ano na Escola Municipal Miguel Ângelo, na Vila da Penha, o jovem era descrito como um garoto tranquilo e calmo. "Se dava (bem) com todos. Nunca se envolveu com nada de errado", diz a amiga. "A escola conseguiu um ônibus para levar os amigos. E suspendeu a aula (de segunda-feira) em forma de luto", completa a amiga.

Nas redes sociais, amigos e familiares prestaram diversas homenagens a Wanderson. "Saudade eterna", diz uma tia. "Vai com Deus, que Ele o tenha na sua glória", lamenta outra. "Meu Deus até onde vamos parar? Quantas crianças temos que perder para a violência?", questiona um amigo, que continua: "Cheio de sonhos pela frente, que crueldade. Meu coração amanhece quebrado com essa notícia, que papai do céu conforte o coração de todos nós e de toda a família. Vai com Deus, todos nós sentiremos muito a sua falta".

Na manhã de sábado, segundo testemunhas, era por volta das 10h15 da manhã, quando teve um tiroteio no Morro da Fé. Wanderson foi fechar a janela da casa da tia, quando foi alvejado por uma bala.

De acordo com a Polícia Militar, policiais da UPP Fé/Serrano estavam baseados na localidade conhecida como Lixeira, quando criminosos dispararam. "Não houve revide por parte dos policiais". O socorro foi feito pelos próprios moradores, que levaram o rapaz para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha Circular. Mas o jovem não resistiu aos ferimentos e chegou sem vida ao local. 

Você pode gostar