Guardas municipais recebem treinamento de armas não-letais - Divulgação
Guardas municipais recebem treinamento de armas não-letaisDivulgação
Por O Dia

Rio - A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) recebe treinamento da Condor Tecnologias Não-Letais, que irá habilitar 60 guardas municipais a se tornarem instrutores no uso de pistolas elétricas incapacitantes e de espargidores de gás de pimenta, também chamados de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO). A capacitação vai até quinta-feira (6), e está sendo ministrada por dois especialistas da Condor. Na sexta-feira, outros 30 guardas – dos 184 já habilitados - passarão por curso de atualização das técnicas, que será ministrado também a agentes da Guarda de Nova Friburgo, na Região Serrana.

Em outubro deste ano, a GM-Rio adquiriu dois mil dispositivos elétricos incapacitantes da Condor no valor total de R$ 9,471 milhões. A empresa entregou, inicialmente, mil pistolas Spark que serão utilizadas este mês de dezembro pelos agentes.

"O treinamento e a atualização da técnica de manuseio da pistola são essenciais para a atuação operacional nas ruas. Nos próximos dias, iniciaremos a distribuição entre os guardas que já foram habilitados. O equipamento trará mais segurança para os nossos guardas e certamente inibirá a prática de delitos de uma pessoa mal intencionada", afirma a comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetora geral Tatiana Mendes.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, o treinamento é condição prioritária para preparar os agentes no uso do equipamento, que é utilizado por forças de apoio à segurança urbana por ser eficaz nas operações reduzindo riscos à vida humana.

"As armas não letais são as mais modernas do mercado e são fruto do primeiro ano de investimentos do Fundo Especial de Ordem Pública, criado pelo Prefeito Marcelo Crivella, para equipar a instituição e ampliar as ações de segurança para a população. No mês passado, o Fundo possibilitou a renovação da frota da GM-Rio", destacou o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.

Além do treinamento especial voltado para instrutores, que se tornarão agentes multiplicadores dentro das unidades operacionais, a GM-Rio dá continuidade à capacitação do efetivo para habilitar mais guardas a utilizar os equipamentos de menor potencial ofensivo. O curso é promovido pela Academia de Ensino e acontece na sede da instituição, em São Cristóvão, e no Parque Radical de Deodoro. Até o momento, 241 guardas municipais de diversas unidades operacionais foram capacitados nos últimos meses. Outros 3.474 guardas já passaram por capacitações anteriores. 

Você pode gostar