Na Tijuca, patrulhamento será entre as praças Saens Peña e Varnhagen - Fernanda Dias
Na Tijuca, patrulhamento será entre as praças Saens Peña e VarnhagenFernanda Dias
Por *Caio Cardoso

Rio - As operações Tijuca e Ipanema Presente começaram nesta quinta-feira. O início do trabalho dos agentes nos bairros iniciaram às 8h, com as cerimônias de inauguração às 11h30 na Praça Saens Peña, na Tijuca, e às 12h30 na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O governador Wilson Witzel e o secretário de Governo, Gutemberg de Paula Fonseca, estiveram presentes. Moradores dos dois bairros comemoraram a chegada do programa.  

Na Tijuca, o policiamento se estende até a Praça Varnhagem. "Eu acho ótima essa ideia do Tijuca Presente, e espero que melhore a situação do bairro. Eu tenho experiências na Praça XV, no Centro, onde do meu trabalho eu via arrastão e assaltos praticamente todos os dias. Depois que chegou o Centro Presente melhorou bastante, e nós esperamos que aqui aconteça o mesmo, porque tem arrastão e assaltos toda hora", falou Valeria Zettel, de 67 anos.

"Todo dia as crianças assaltavam aqui, eram pegas, depois soltas e voltavam a praticar os crimes. Vamos ver se a paz deles irá acabar com esse novo projeto. A praça estava abandonada e ela é muito importante para o bairro, é antiga e tem história. Espero que o projeto melhore a situação aqui", disse o comerciante da Tijuca Fernando Leite, 55 anos.

Patrulhamento de agentes do Tijuca Presente, Praça Saens Peña - Fernanda Dias/Agencia O Dia

O governador Wilson Witzel esteve na Praça Saens Peña e falou sobre estar cumprindo a proposta de campanha do seu governo. "Essa aqui da Tijuca Presente é uma. E a ideia é ampliar, fazer a contratação de novos policiais, aumentar o número de policiamento na rua, aumentar o monitoramento eletrônico e a capacidade de investigação de homicídio e o crime de lavagem de dinheiro. Com isso nós vamos asfixiar o crime organizado. Aqui não vai ter mais isso", defendeu.

Em Ipanema, uns dos pontos de base de viaturas fica na Praça General Osório, em Ipanema, e no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. O aposentado Celso Alves, 70 anos, comemorou e disse que os assaltos eram diários. 

"Nós aqui de Ipanema estamos abandonados, então eu espero que esse projeto nos ajude. Hoje de manhã eu já vi alguns policiais abordando as pessoas na rua. Os assaltos de rua aconteciam praticamente todos os dias, e com a implementação desse novo projeto, eu torço para que a situação do bairro melhore", contou.Moradores do bairro reconheceram um homem que passava pela praça durante a solenidade da Tijuca e avisaram aos policiais do Leblon Presente. Eles relataram que já haviam sido roubados pelo homem identificado como Cleiton de Oliveira. Os agentes o abordaram e checaram que ele tinha passagens pela polícia por roubo. O mesmo foi algemado e encaminhado para a delegacia.  

"O projeto chegou aqui no bairro na hora certa. Com o Ipanema presente, os números de roubos irão diminuir e os moradores terão um pouco mais de paz. Achei essa atitude muito correta, o governo está de parabéns", disse o floricultor Raimundo de Oliveira, 37 anos.

As operações, que visam reforçar a segurança nas regiões, vão seguir o modelo já em vigor na Lagoa, Aterro, Leblon, Méier, Centro e Lapa, com patrulhamento feito a pé, em bicicletas, motos e viaturas. Elas também contarão com a atuação de cerca de 50 agentes por dia, incluindo policiais militares da ativa, da reserva e agentes civis egressos das forças armadas. O policiamento será feito por duplas de policiais acompanhados de um agente civil que filmará as abordagens.

O horário de funcionamento será inicialmente das 8h às 20h, todos os dias da semana. Com a presença de assistentes sociais que também farão plantão nas bases para atuar no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Prisão

Moradores do bairro reconheceram um homem que passava pela praça durante a solenidade da Tijuca e avisaram aos policiais do Leblon Presente. Eles relataram que já haviam sido roubados pelo homem identificado como Cleiton de Oliveira. Os agentes o abordaram e checaram que ele tinha passagens pela polícia por roubo. O mesmo foi algemado e encaminhado para a delegacia.

 

 

*Estagiário com supervisão de Adriano Araujo

 

Você pode gostar