Marcelo Crivella inaugura Portal de Transparência do Sisreg Ambulatorial - Divulgação/Prefeitura
Marcelo Crivella inaugura Portal de Transparência do Sisreg AmbulatorialDivulgação/Prefeitura
Por O Dia

Rio - O Portal de transparência do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) Ambulatorial foi inaugurado nesta quinta-feira, pelo prefeito Marcelo Crivella. O sistema faz parte do Ministério da Saúde do Rio e é por meio dele que as vagas disponíveis para atendimento são gerenciadas. O Portal foi desenvolvido para que os pacientes possam acessar a sua posição na fila dos pedidos de exames e consultas do SUS, assim como a previsão de atendimento nas listas de espera.

Para realizar a pesquisa no portal (smsrio.org/transparencia), o paciente poderá fazer a busca a partir do número do seu Cartão Nacional do SUS (CNS) ou pela fila, indicando o seu procedimento. As informações das listagens são extraídas do Sisreg e atualizadas todas as segundas-feiras na plataforma de transparência.

 

De acordo com o Prefeito Marcello Crivella, o portal é uma tentativa de facilitar o acesso. "Agora mais do que nunca, a população do Rio de Janeiro, pode ficar livre de qualquer dúvida e consultar a sua posição na fila dos exames e consultas", pontua.

 

Marcello Crivella discursa em cerimônia de inauguração do Portal de Transparência do Sisreg - Divulgação/Prefeitura

A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é definida a partir da data ou da situação clínica do paciente, para que sejam respeitados os princípios da universalidade e equidade no acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde.

Segundo o Subsecretário Geral da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Campos, “É um portal público, aberto 100% a população. Foi desenhado com a expectativa de ser usado por qualquer usuário ou profissional de saúde", explica.

Na plataforma, estarão disponíveis dados de solicitações feitos a partir de janeiro de 2018, com a atualização da situação do agendamento (incluindo data, horário e local) - se foi realizado ou se está pendente. Para aqueles pedidos que ainda não tiverem sido atendidos, é sinalizado o tempo médio de espera.

Você pode gostar