Trecho da ciclovia que desabou no temporal - Reprodução / TV Globo
Trecho da ciclovia que desabou no temporalReprodução / TV Globo
Por RAFAEL NASCIMENTO*

Rio - O desabamento que atingiu um trecho da Ciclovia Tim Maia, por causa do temporal que atingiu a cidade na noite desta quarta-feira, já foi o terceiro desde que ela foi inaugurada, em janeiro de 2016. Desta vez, um deslizamento na encosta da Avenida Niemeyer atingiu parte a estrutura, que foi lançada ao mar. 

"O que derrubou a ciclovia não foi um acidente, foi a terra da encosta que desabou e atingiu a ciclovia", conta o prefeito Marcelo Crivella. "Essa ciclovia é cheia de problema. Primeiro, vem a onda que leva e agora o problema vem de cima. Essa ciclovia não foi preparada suficientemente", Crivella critica a obra, construída e inaugurada durante a gestão de Eduardo Paes.

Crivella pede que moradores de áreas de risco procurem abrigos

O prefeito afirma que vai pedir que a Geo-Rio faça uma análise em toda a região da Avenida Niemeyer para ver o risco de novos deslizamentos em residências ou na encosta. "Nesse momento, ninguém vai sair das casas", avisa.

Histórico

Em abril de 2016, uma ressaca do mar de São Conrado derrubou parte da estrutura da ciclovia três meses depois de sua inauguração, matando dois homens de 53 e 45 anos. Outras três pessoas ficaram feridas na ocasião.

Em fevereiro de 2018, houve o segundo desabamento, em um outro trecho, após um forte temporal.

Vídeos mostram alagamentos e destruição durante temporal no Rio

A obra foi realizada pelo Consórcio Contemat-Concrejato para ligar o Leblon a São Conrado e custou R$ 45 milhões.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar
Comentários