Incêndio em CT do Flamengo em Vargem Grande deixa vários mortos e feridos

Fogo atingiu o alojamento dos jogadores da base do clube, que recebe atletas de até 16 anos; há pelo menos 10 vítimas fatais e três feridos, um deles em estado grave

Por RAFAEL NASCIMENTO, Raimundo Aquino, ADRIANO ARAÚJO e ANA MELLO*

Incêndio aconteceu no fim da madrugada desta sexta
Incêndio aconteceu no fim da madrugada desta sexta -

Rio - Um incêndio de grandes proporções no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, deixou pelo menos 10 mortos, no fim da madrugada desta sexta-feira. Há ainda três pessoas feridas, uma delas em estado grave. Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Diogo Bento Alves, de 15, e Jonathan Cruz Ventura, 15, foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Dos três, Jonathan, que é goleiro, é quem está em estado mais grave. Ele teve cerca de 30% do corpo queimado e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, passou por uma cirurgia e foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

Veja quem são as vítimas do incêndio no Ninho do Urubu

Cauan, que está em melhor estável dentre os feridos, é de Fortaleza, no Ceará, e está no Rio há três anos por causa dos treinamentos no Flamengo. De acordo com um tio, a família está vindo para a cidade. Ele e Francisco foram transferidos para hospitais particulares.

Centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, pegou fogo nesta madrugada - Reprodu

Oficialmente, o Flamengo só se pronunciou sobre a tragédia às 9h35, através do Twitter, e com apenas uma frase. "O Flamengo está de luto", diz a mensagem na rede social.

Pouco depois, em sinal de luto, a bandeira do clube foi colocada a meio mastro no CT de Vargem Grande. O governo do estado, a prefeitura e a Alerj decretaram luto oficial de três dias por causa da tragédia.

O incêndio aconteceu no alojamento dos jogadores da base do clube, que recebe atletas de até 16 anos. O CT George Helal também é o local de treinamento da equipe profissional do Rubro-Negro.

"Todas as vítimas estavam dormindo. Quando chegamos aqui, o fogo estava restrito ao alojamento. Segundo funcionários, todos os mortos são jogadores da categoria de base. Não sabemos informar a identificação dessas vítimas. Os corpos ainda permanecem no local à espera da perícia. Fizemos o rescaldo e o fogo foi contido às 6h30", afirmou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut.

Vídeo registra incêndio que atingiu alojamento do Ninho do Urubu

De acordo com as primeiras informações, um ar condicionado teria sofrido um curto-circuito e pegado fogo, iniciando o incêndio. Um funcionário do clube, que não quis se identificar, disse que as chamas atingiram uma porta do alojamento, dificultando a fuga dos jovens.

O combate ao fogo foi feito por agentes dos quartéis do Corpo de Bombeiros da Barra e do Recreio, que foram acionados pouco depois das 5h. Pelo menos três veículos da corporação foram usados no caso, além de diversas ambulâncias.

Incêndio aconteceu no fim da madrugada desta sexta - Reprodução / Internet

Treino cancelado

Um treino dos jogadores profissionais estava marcado para as 9h30 desta sexta, mas foi cancelado por causa da tragédia. Há um outro marcado para às 16h e o clube ainda avalia o que vai fazer. O Flamengo teria um clássico contra o Fluminense pela semifinal da Taça Guanabara, às 19h deste sábado. No entanto, a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) anunciou o adiamento de toda a rodada do Campeonato Carioca deste fim de semana.

"Agora vai ficar difícil de ter clima para a Final da Taça Guanabara. A Federação tem que ver, porque isso afeta a emoção de todos os jogadores e de todos os times. É uma profunda tristeza e traz impacto para todo mundo, para todos os jogadores, sejam daqui do Flamengo ou de outros times", afirma o preparador físico da equipe profissional, Alexandre Sanz.

A sede do clube, na Gávea, na Zona Sul do Rio, está interditada desde a noite de quarta, quando um temporal atingiu o Rio. "Devido às fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na noite de quarta-feira e durante a madrugada, várias áreas da sede do Clube de Regatas do Flamengo foram afetadas. As equipes de Patrimônio e Fla-Gávea estão realizando vistorias para ter a real dimensão dos danos causados", o clube informou, nesta quinta.

CT George Helal

O CT atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base - Gilvan de Souza / Flamengo

O centro de treinamento atingido pelo fogo fica na Estrada dos Bandeirantes, número 25.997, e se chama George Helal, em homenagem a um ex-presidente do clube que comprou o terreno na primeira metade da década de 80. Conhecido como Ninho do Urubu, é utilizado pelos jogadores principais do Flamengo e por categorias de base. A modernização do espaço foi acelerada a partir de 2014 e foi ampliada em 2018.

A área total do CT é de 5 mil m² e conta com dois pavimentos, com acesso independente para os jogadores e comissão técnica, e outro para os jornalistas acompanharem o dia a dia do clube. No módulo dos profissionais, são 42 suítes, sendo 36 individuais e seis duplas.

O espaço tem ainda salas de preparação física e 14 banheiras de hidroterapia, piscina, nutrição, fisiologia, departamento médico, varandas de observação, dois auditórios com capacidade para 50 pessoas cada, praça de convívio, refeitório para 70 pessoas, vestiário e rouparia. Uma estátua do Zico, ídolo do clube, e um busto do Maestro Júnior, outro rubro-negro de coração, recepcionam quem frequenta o lugar.

* Estagiária sob a supervisão de Cadu Bruno.

O CT atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base - Gilvan de Souza / Flamengo

 

 
10H34 - 08/02/2019 - RIO DE JANEIRO

Veja quem são as vítimas do incêndio no CT do Flamengo Ninho do Urubu

 
09H59 - 08/02/2019 - RIO DE JANEIRO

Vídeo registra incêndio que atingiu alojamento do Ninho do Urubu

Galeria de Fotos

Centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, pegou fogo nesta madrugada Reprodução / TV Globo
O CT atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base Gilvan de Souza / Flamengo
CT Ninho do Urubu atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base Gilvan de Souza / Flamengo
Incêndio aconteceu no fim da madrugada desta sexta Reprodução / Internet
Incêndio aconteceu no fim da madrugada desta sexta Reprodução / Internet

Comentários