CT Ninho do Urubu atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base - Gilvan de Souza / Flamengo
CT Ninho do Urubu atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de baseGilvan de Souza / Flamengo
Por O Dia

Rio - O Centro de Treinamento do Flamengo Ninho do Urubu, em Vargem Grande, onde um incêndio matou 10 pessoas e deixou três feridos nesta sexta-feira, tem o nome oficial de George Helal, em homenagem ao ex-presidente do clube, que adquiriu o terreno em agosto de 1984. Ao longo de décadas, o sonho do CT no local demorou a sair do papel, mas hoje é considerado um dos mais modernos da América Latina e um dos maiores do mundo.

Em 1997, o clube chegou a alugar um espaço conhecido como Fla-Barra, na gestão de Kléber Leite. Entretanto, três anos depois, a falta de pagamento causou o despejo do Flamengo do local. Ao longo de duas décadas, o espaço que hoje dá lugar ao Ninho do Urubu sofreu sem investimentos e poucas obras foram realizadas. Campanhas de arrecadação foram feitas junto a torcedores, como a "Eu Amo o Fla", "Craque o Flamengo Faz em Casa", "Camisa 12", todas para ajudar na construção do CT.

Em 2016, o então técnico Ney Franco surpreendeu ao realizar treinamento fechado no Ninho do Urubu, visando à final da Copa do Brasil contra o Vasco. A decisão causou polêmica e muita gente repudiou a postura do treinador, mas o time acabou campeão da competição. Até então, o time profissional treinava na Gávea e o espaço em Vargem Grande era pouco usado.

O projeto "Ninho do Urubu" só começou a ganhar corpo com a chamada "modernização", em 2014, três anos após o efetivo uso do local do time profissional, uma exigência do então técnico Vanderlei Luxemburgo, no final de 2010. Foi lançado o projeto dos tijolinhos, quando sócios ajudaram com os fundos para a construção, mas as obras voltaram a parar em 2012. Dois anos depois, o Ninho do Urubu iniciou a construção do primeiro módulo, com dois campos, campo para treinamento de goleiros e espaços para musculação e fisioterapia.

Em 2018 foi concluído o segundo módulo, que passou a ser usado pelo profissional, sendo a estrutura anterior usada pela base. O novo espaço ganhou outros alojamentos, um parque aquático, academia e mais um campo de futebol.

Hoje, a área total do CT é de 5 mil metros quadrados e conta com dois pavimentos, com acesso independente para os jogadores e comissão técnica, e outro para os jornalistas acompanharem o dia a dia do clube.São 42 suítes, sendo 36 individuais e seis duplas. Nesta sexta-feira, o treino previsto no Ninho da Urubu às 9h30 foi cancelado. A preparação visava à semifinal do Carioca, no clássico contra o Fluminense, que também pode não acontecer.  

O espaço tem ainda salas de preparação física e 14 banheiras de hidroterapia, piscina, nutrição, fisiologia, departamento médico, varandas de observação, dois auditórios com capacidade para 50 pessoas cada, praça de convívio, refeitório para 70 pessoas, vestiário e rouparia. Uma estátua do Zico, ídolo do clube, e um busto do Maestro Júnior, outro rubro-negro de coração, recepcionam quem frequenta o lugar.

Você pode gostar
Comentários