Chuva forte deve atingir o Rio nas próximas horas

Cidade continua em estágio de atenção e Alerta Rio prevê chuvas mais intensas na tarde desta quarta

Por O Dia

Rua da Tijuca tomada pela água da chuva
Rua da Tijuca tomada pela água da chuva -

Rio - A chuva que atingiu a cidade da noite de ontem até a manhã desta quarta-feira deve voltar com força total nas próximas horas. Essa é a previsão do Alerta Rio, que prevê chuva de moderada a forte nesta tarde. Por causa disso, a prefeitura mantém a cidade em estágio de atenção (desde a manhã de sábado) e o Centro de Operações (COR) está emitindo alertas constantes à população.

Tudo isso por causa da passagem de uma frente fria pelo Rio, que está mantendo o tempo instável no estado. O céu seguirá encoberto, os ventos vão continuar com a intensidade de moderada a forte e as temperaturas vão atingir a máxima de 28ºC e a mínima de 19ºC.

"Já choveram em alguns pontos valores superiores a 80 mm, como na região da Zona Norte, Tijuca e Santa Teresa, e tivemos chuvas de fortes a muito fortes. Temos a previsão dessas chuvas (fortes) acontecerem até a tarde desta quarta-feira", avisa Juliana Hermsdorff, meteorologista do Alerta Rio, em um vídeo postado no Twitter do COR. "A partir da noite, essa chuva começa a perder a intensidade, passando de moderada à fraca. Podemos ter também, de forma pontual, rajadas de ventos fortes associadas com essa chuva".

Uma grande árvore caiu na Rua Professor Gabizo, na Tijuca - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Alagamentos

A chuva que caiu até agora causou alagamentos em diversas regiões. As principais áreas atingidas foram a Zona Norte e bairros em volta do maciço da Tijuca. A Rua do Catete, na Zona Sul, está interditada em um grande trecho. Houve também quedas de árvores e galhos em diversas ruas. 

Os ventos chegaram a 73,08 km/h na estação do Inmet em Marambaia, o que se caracteriza como rajada forte. A partir de 76 km/h, os ventos já são considerados muito forte.

A Marinha emitiu alerta de ressaca nas praias, com previsão das ondas atingirem 2,5 metros até 10h de quinta.

Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho Novo - Estefan Radovicz / Agência O Dia

Nos transportes, a estação São Francisco Xavier, do ramal Deodoro da SuperVia, amanheceu fechada e ficou assim por cerca de 10 minutos por causa de alagamentos no acesso a ela. A linha 2 do VLT, que liga a Rodoviária à Praça XV, chegou a funcionar apenas entre as estações Praia Formosa e Saara por aproximadamente 20 minutos.

A chuva também causou alagamentos em outros municípios da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense.

Galeria de Fotos

Rua da Tijuca tomada pela água da chuva Estefan Radovicz / Agência O Dia
Uma grande árvore caiu na Rua Professor Gabizo, na Tijuca Estefan Radovicz / Agência O Dia
Agentes da Comlurb na Rua Barão de Bom Retiro,no Engenho Novo Estefan Radovicz / Agência O Dia

Comentários