Mais Lidas

Estudante é baleado em abordagem policial no Santo Cristo; pai acusa PM de truculência

Lucas Duarte foi submetido a cirurgia no Hospital Municipal Souza Aguiar e está estável. De acordo com o pai, Wilson Duarte, houve excesso dos PMs

Por Ana Mello*

Lucas Duarte é atleta e foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval
Lucas Duarte é atleta e foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval -

Rio - O estudante Lucas Duarte, de 22 anos, foi baleado na perna durante uma abordagem policial em frente a sua casa, no bairro Santo Cristo, na Zona Central do Rio, nesta segunda-feira de Carnaval. De acordo com o pai da vítima, Wilson Duarte, que presenciou toda a ação da PM, o filho não reagiu e houve excesso dos policiais. Já o 5°BPM (Praça da Harmonia) apresenta uma versão diferente. Segundo os militares, o jovem ofereceu resistência e foi ferido acidentalmente. O caso está sendo apurado pela Corregedoria da Polícia Militar e pela 4ª DP (Praça da República).

Lucas Duarte é atleta e foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval - Arquivo Pessoal

Em entrevista ao DIA, o pai contou a sua versão sobre o que aconteceu. Wilson afirma que os policiais já haviam abordado um outro rapaz na Rua Araújo Vianna, onde moram, no Santo Cristo, de forma truculenta. Ao colocar o lixo na rua, Lucas também foi parado pelos PMs. Ele teria ouvido o filho pedindo para os militares abaixarem a arma e tentado intervir do terraço. Mas o policial teria mandado ele calar a boca e sair da janela. Nesse momento, Wilson desceu com a madrasta de Lucas, e no meio do caminho, escutou o primeiro disparo.

"Eu disse ao policial que era desnecessário isso, que ele não estava oferecendo resistência, pedindo para ele parar. Mas o cabo Adam me mandava calar a boca. Quando ouvi o primeiro tiro a minha mulher já estava entre os dois, tentando separá-los", contou Wilson.

O pai relata ainda que o policial chegou a trocar de arma e efetuar outro disparo. "Ele pegou o fuzil e botou na cara do meu filho. O Lucas saiu, tentando desviar da mira da arma e quando o cabo Adam tentou chutar a barriga dele, perdeu o equilíbrio e caiu no chão. Depois disso, ele atirou para acertar o meu filho", denuncia o pai.

Lucas Duarte foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval - Reprodução

Wilson Duarte, pai de Lucas, mostra as cápsulas usadas na ação da PM - Reprodução

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que, segundo o 5°BPM (Praça da Harmonia), os policiais viram o rapaz em atitude suspeita e ao tentarem realizar a abordagem Lucas "se negou a colaborar". Ainda segundo a corporação, os PMs teriam avisado que ele seria preso por resistência e o jovem teria tentado agredir o policial. Nesse momento, um disparo acidental teria sido efetuado pelo militar e acertado a perna de Lucas.

O jovem foi encaminhado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde realizou, de acordo com laudo médico, uma cirurgia para ligadura da veia femural esquerda. O estado de saúde do jovem é estável e ele segue na UTI do hospital, em recuperação do pós-operatório. Wilson contou que o filho precisou receber oito bolsas de sangue e que a mulher, Elaine Duarte, foi ferida por estilhaços.

Lucas Duarte passou por cirurgia e segue na UTI do Hospital Municipal Souza Aguiar - Arquivo Pessoal

O delegado da 4ª DP (Praça da República), Rodolfo Waldeck, disse que, segundo depoimento, o jovem agarrou a perna do PM, jogando-o no chão. Os parentes de Lucas e os policiais militares envolvidos no caso já prestaram depoimentos. A vítima irá depor assim que for liberada pelos médicos e câmeras serão usadas para ajudar no trabalho da Civil.

Os policiais militares envolvidos na ação foram ouvidos na 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e a Corregedoria da Polícia Militar apura o fato.

*Estagiária sob supervisão de Cadu Bruno

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Lucas Duarte é atleta e foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval Arquivo Pessoal
Lucas Duarte é atleta e foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval Arquivo Pessoal
Lucas Duarte passou por cirurgia e segue na UTI do Hospital Municipal Souza Aguiar Arquivo Pessoal
Wilson Duarte, pai de Lucas, mostra as cápsulas usadas na ação da PM Reprodução
Lucas Duarte foi baleado na perna durante abordagem da PM, na segunda-feira de carnaval Reprodução

Comentários