Wilson Witzel e Oliver Pietz, representante da Deutsche Bahn - Divulgação
Wilson Witzel e Oliver Pietz, representante da Deutsche BahnDivulgação
Por O Dia

Rio - Novos investimentos no Rio de Janeiro e Parcerias Público-Privadas (PPPs) foram temas que estiveram no centro das conversas entre o governador Wilson Witzel e executivos de empresas alemãs nesta quinta-feira, segundo dia da viagem oficial da comitiva do Governo do Estado a Berlim.

Durante reunião com o governador, o CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus da América Latina, Roberto Cortes, manifestou a intenção de ampliar os investimentos na fábrica de Resende, Sul Fluminense, que hoje emprega 3 mil pessoas no estado.

"Resende é o centro mundial de produção e desenvolvimento de caminhões da Volkswagen. São 600 engenheiros criando e desenvolvendo produtos para o mercado brasileiro e do exterior. Acreditamos no Brasil e queremos investir cada vez mais",  afirmou Cortes.

Antes, a comitiva do governo encontrou-se com executivos da empresa petrolífera Wintershall. A diretora executiva e comercial Valerie Bosse informou que a companhia começará a explorar este ano sete poços de petróleo no Brasil, alguns deles no estado do Rio.

Em reunião com representantes do Deutshe Bahn e do KfW, o banco de desenvolvimento da Alemanha, o governador acompanhou uma exposição sobre o funcionamento de Parcerias Público-Privadas pelo mundo. Witzel defendeu a celebração dessas parcerias por meio de arbitragem, sem envolvimento do Poder Judiciário, como um caminho para evitar que eventuais divergências permaneçam durante longo tempo em discussão nos tribunais.

"Essa é uma boa alternativa. Precisamos dar segurança para o investidor desde o início", disse o governador.

Witzel ainda participou de reunião com dirigentes do grupo empresarial Siemens e do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) sobre projetos de energia, óleo e gás e soluções de segurança para Cidades Inteligentes (Smart Cities).

Após conhecer uma das principais iniciativas desenvolvidas atualmente pela empresa alemã, a construção de um bairro inteligente e sustentável, Witzel destacou a importância de uma parceria para reduzir o problema habitacional no Rio de Janeiro.

"Hoje, há um déficit de 70 mil moradias no estado e uma necessidade de dar moradia digna a pessoas que vivem em áreas de risco. Uma parceria com a Siemens pode ser decisiva para entregar casas baratas e sustentáveis",  disse o governador.

Nesta sexta-feira, último dia da missão do governo na Alemanha, o governador irá à Feira ITB Berlim, principal feira de turismo do mundo, que está em sua 53ª edição. Além de visitar o estande do Brasil montado para o evento, o governador se reunirá com representantes do trade de turismo e de empresas aéreas e concederá entrevistas para veículos de comunicação alemães.

Você pode gostar
Comentários