Operação ocorreu nesta segunda-feira por volta das 8h - Divulgação
Operação ocorreu nesta segunda-feira por volta das 8hDivulgação
Por O Dia

Rio - Pela segunda vez este ano a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba interditou as operações da empresa Vale na Ilha da Guaíba. A informação foi divulgada pelo órgão. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos, os motivos para a interdição desta vez são muito mais contundentes do que quando da primeira. “A empresa foi multada e interdita em virtude de uma série de irregularidades encontradas, resultado da vistoria que foi feito no final de janeiro deste ano. Desde então a Prefeitura expediu várias notificações para a empresa apresentar a certidão de conformidade da licença de operação. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente detectou problemas de poluição com risco à saúde humana”.

Antônio Marcos frisou que a prefeitura também fará uma comunicação ao Ministério Público Federal que é o órgão competente. “Eles estão realmente operando em desconformidade com as leis ambientais e desenvolvendo atividades fora dos parâmetros da legislação e de qualidade técnica para o controle ambiental”.

O secretário acrescentou ainda que o Poder Executivo, enquanto órgão do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente), não pode ficar omisso em relação ao que foi pedido à Vale e que a empresa não se pronunciou. “Solicitamos diversas análises de laboratório, técnicas, estudos preliminares, sondagem do terreno, sondagem do mar e das praias do entorno, para que eles nos provem através de análises desses estudos de laboratório, de que não há poluição mediante atividades praticadas pela Vale”.

Segundo o prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro, a nova interdição foi necessária. “Não é interessante para ninguém, nem para a Vale nem para o município este imbróglio. Porém, a Vale tem que se adequar às normas ambientais e à legislação vigente. É bom lembrar que a empresa tem uma grande dívida com a população de Mangaratiba”, completou o prefeito.

Em nota, a Vale informou que recebeu a notificação na manhã de hoje. "A empresa reforça que possui todas as licenças necessárias para a regular operação do terminal, emitidas pelas autoridades competentes e, nesse sentido, irá adotar todas as medidas cabíveis para garantir o restabelecimento das suas atividades no Terminal da Ilha Guaíba", escreveu a companhia no documento.

Você pode gostar
Comentários