Defesa do consumidor da Câmara Municipal fará atendimento na Cinelândia nesta sexta-feira

Técnicos vão tirar úvidas e receber reclamações dos consumidores

Por O Dia

Rio - Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor montará um ponto de atendimento na próxima sexta-feira, das 10h às 16h, na Cinelândia, no Centro do Rio, onde técnicos estarão tirando dúvidas e recebendo reclamações dos consumidores. Também serão distribuídos exemplares do Código de Defesavdo Consumidor (CDC).

De acordo com Vera Lins (PP), presidente da comissão, com a conscientização cada vez maior dos consumidores de seus direitos, consequentemente o número de reclamações aumenta, eles irão cobrá-los sempre que se sentirem prejudicados. "Para se ter uma ideia do quanto os consumidores estão atentos, a light e a Cedae são as mais denunciadas aqui na comissão, principalmente no que diz respeito a cobrança por estimativa, que já é proibida por lei. A dificuldade na troca de produtos eletrônicos nas lojas também tem um grande número de reclamações".

Tarifa Branca não é divulgada

Em relação a cobrança feita por estimativa, principalmente pela Light e Cedae, Vera alerta que muitos consumidores já poderiam estar tendo uma grande redução no valor de suas contas de energia, "bastando para isso uma divulgação maior por parte da Light no que diz respeito a adesão da chamada tarifa branca", que está em vigor desde janeiro do ano passado e que pode proporcionar uma redução de até 12% no valor da conta. Para obter esse benefício, é preciso que o consumo mínimo seja de 250 km/h por mês ou ter uma conta no valor e R$ 140. Essa tarifa é aplicada durante toda a manhã até o fim de tarde, o que pode gerar cerca de 19h de redução no consumo de energia.

"Não podemos relaxar quando se trata de um direito do consumidor, e nem aceitar que ele pague uma conta que está sendo cobrada por uma simples suposição, no caso da cobrança por estimativa, seja ela da Light, CEG ou de qualquer outra empresa", completou Vera.

Os consumidores que quiserem reclamar ou denunciar o direito violado, podem encaminhar suas reclamações através do e-mail consumidor@camara.rj.gov.br, postá-las no site www.camara.rj.gov.br clicando no "reclame aqui" do link da Defesa do Consumidor, ou através do 0800 285 2121.

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