Por FRANCISCO EDSON ALVES

Volta Redonda - Candidatos ou responsáveis por estudantes têm até esta quarta-feira para fazerem a pré-matrícula para o primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Volta Redonda, no Sul do estado. A instituição funcionará no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, localizado na Avenida Professora Glória Roussin Guedes, s/nº, no bairro Açude II.

Os candidatos aptos à pré-matrícula são os que vão ingressar no Ensino Médio e podem fazer as inscrições direto no colégio. O governo do estado disponibilizou 60 vagas para a comunidade. A escola, que funcionará em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Corpo de Bombeiros, terá horário integral.

Pela manhã, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular. No contra-turno, os alunos apreenderão noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate à Incêndio; entre outros conteúdos.

O subsecretário de Estratégia Governamental, Gustavo Tramontin de Mattos, ressaltou que esta quarta-feira é o último dia para as inscrições. “O tempo para a pré-matrícula é curto, os estudantes e seus

responsáveis devem ficar atentos”, advertiu.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou que a iniciativa do governo do estado de implantar uma escola militar no município dá mais oportunidades para os jovens de ingressarem numa profissão já no Ensino Médio. “Além disso, o colégio aproveita a estrutura de um antigo Ciep desativado, que voltará a receber alunos”, destacou.

AS VAGAS

A distribuição de vagas segue critérios como preferência a alunos com deficiência, em limite de 5% do total de vagas; permanência na rede pública de ensino; e proximidade da residência. Em caso de empate, a

prioridade será para o aluno mais novo. A ordem da inscrição, na primeira fase da pré-matrícula, não será considerada na seleção dos estudantes e não garante vaga.

A lista com os nomes dos alunos selecionados para pré-matrículas será divulgada no dia 18 de março, nos sites da Secretaria de Estado de Educação e Corpo de Bombeiro Militar. Após a publicação do resultado, os candidatos têm que confirmar a matrícula diretamente na escola, no dia 19 de março. A aula inaugural será no dia 26 de março.

Você pode gostar
Comentários