Alexandre Mota de Souza guardava 117 fuzis em sua casa - Marcio Mercante / Agência O Dia
Alexandre Mota de Souza guardava 117 fuzis em sua casaMarcio Mercante / Agência O Dia
Por Lucas Cardoso

Rio - Entre os 117 fuzis desmontados que foram encontrados na casa de um amigo do PM reformado Ronnie Lessa, no Méier, está a base de um rifle da Marinha dos Estados Unidos. O arsenal, aliás, corresponde ao total de armas de grosso calibre apreendidas pelo 3º BPM (Méier) entre janeiro de 2011 e janeiro de 2019.

De acordo com Vinícius Cavalcante, perito em armas e diretor da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG), foi a primeira vez que uma peça do fuzil M27 da Heckler & Koch (HK), fabricado exclusivamente para o corpo de fuzileiros navais americanos, foi apreendido. "Esse modelo é uma versão militarizada da HK416 de calibre 5,56 feita por solicitação da própria Marinha em 2018", explica.

Para Vinícius, a prática de usar peças sobressalentes de outras armas para montar um terceiro modelo de mesmo calibre é comum entre os traficantes de armas. "A utilização de peças de armas diferentes facilita o processo para eles, além de dificultar a identificação da procedência do armamento em uma possível apreensão feita pelas autoridades. Ou seja, é praticamente impossível saber de onde veio ou como chegou até aqui", explica.

Como foi fotografado separadamente, o especialista acredita que o chassi da M27 pode ter sido utilizado como base para a produção clandestina de outras peças."Traficantes já usam processos de produção que envolvem pegar uma matriz e replicá-la com impressoras 3D e tornos de comandos numéricos", diz.

Você pode gostar
Comentários