Facebook e Instagram ficaram fora do ar - Reprodução / Internet
Facebook e Instagram ficaram fora do arReprodução / Internet
Por Ana Mello*

Rio - As redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, que integram o mesmo grupo comandado pelo CEO Mark Zuckerberg, sofreram problemas de instabilidade nesta quarta-feira. O Facebook precisou utilizar o Twitter, plataforma concorrente, para comunicar que estava com problemas em seus aplicativos. Na publicação, a empresa disse não se tratar de um ataque de hackers. Segundo usuários, os problemas continuaram ao longo da manhã desta quinta-feira e algumas empresas que trabalham diretamente com essas redes foram prejudicadas.

Conforme registrado pela plataforma de desenvolvedores do Facebook, o sistema apresenta falhas há mais de 20 horas e ainda não há sinais de normalização completa. Ao longo desta quarta-feira, funções como comentários, novas postagens e carregamento de páginas foi inviabilizado na rede social. 

No Instagram, o envio de mensagens, a visualização de perfis e informações das publicações como curtidas e comentários também não estavam disponíveis. Além disso, publicar fotos ou stories não estava sendo possível. Já no WhatsApp, as mensagens eram enviadas, mas áudios e mídias não carregavam.

Geovana Macedo é proprietária da Morena Flor, uma loja de moda praia que vende apenas pelo Instagram e WhatsApp. Para ela, o problema na conexão significou menos vendas. "Eu faço anúncios no Instagram, pago para mostrar meu trabalho e minha visibilidade não foi tão boa ontem. Tive um prejuízo", lamenta.

Ela conta que perdeu clientes devido a instabilidade nas plataformas. "Eu pensei que a minha internet estava ruim, depois que tomei conhecimento do problema no WhatsApp. É uma coisa que atrapalhou muito e ainda está atrapalhando. Cheguei a perder algumas vendas devido a esse problema", ressalta.

A empresa de comunicação e marketing GorillaBrand teve problemas devido a instabilidade no Facebook, Instagram e WhatsApp - Arquivo Pessoal

Hector Muniz, sócio da GorillaBrand, agência de comunicação e marketing que trabalha com marcas nas redes sociais, também enfrentou transtornos. "Tivemos que avisar a quase todos os clientes que não sairiam posts no dia e realocar todos os agendamentos para hoje", conta.

A comunicação com os clientes também sofreu com a instabilidade. "Nosso trabalho foi afetado não só nos posts agendados, mas também na comunicação com os clientes, tendo em vista que o envio de áudios, imagens e vídeos por WhatsApp também estavam comprometidos", relata.

De acordo com o site Down Detector, que registra o funcionamento de aplicativos, problemas foram mapeados no Whatsapp das 13h até as 23h de quarta-feira. Já no Facebook e no Instagram as reclamações foram identificadas do início da tarde de ontem até as 8h desta quinta-feira. Ainda não há informações oficiais de normalização nas redes.

*Estagiária supervisionada por Cadu Bruno

Você pode gostar
Comentários