Empresário Artur Vinicius Sales tinha 43 anos - Reprodução
Empresário Artur Vinicius Sales tinha 43 anosReprodução
Por Ana Mello*

Rio - O administrador de empresas Artur Vinicius Sales, de 43 anos, foi atropelado por um ônibus, na manhã desta terça-feira, enquanto fazia um treino de bicicleta pela Avenida Abelardo Bueno, na Zona Oeste do Rio. O acidente aconteceu na pista lateral, altura do Parque Olímpico. O Corpo de Bombeiros foi chamado às 7h e a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu. Uma faixa da via chegou a ficar interditada por conta do ocorrido.

O hábito de pedalar era praticado pelo menos três vezes por semana pelo empresário, que chegava a percorrer até 80 km por dia. O professor Roberto Vitória é dono da BV Assessoria Esportiva de Ciclismo, empresa com a qual Artur fazia os treinamentos de bicicleta, e acompanhava o empresário no momento do acidente. O treino começou com 60 ciclistas, divididos em 5 pelotões. O percurso ia do Jardim Oceânico até Salvador Allende, na Barra da Tijuca, onde acontecem os treinos. Cada volta tem cerca de 15 km.

"Procuro fazer com que os meus alunos saibam conviver com o trânsito. Ali era uma parte aberta, era só (o ônibus) esperar 10 segundos para a gente passar e ele parar atrás. Mas ele (motorista) já vinha fazendo besteira desde lá de trás. Dois amigos meus passaram imprensados. Cadê o 1 metro e meio de distância que é determinado por lei?", questiona Roberto.

A região tem ciclovia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

De acordo com o professor, o socorro demorou cerca de 30 minutos para chegar. Enquanto esperavam, Artur ainda respirava. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele chegou morto ao Hospital Municipal Lourenço Jorge.

O motorista do empresário, Alexandre Prado, disse que ele estava pedalando junto com outros cinco ciclistas, quando o ônibus fechou o grupo. Artur desequilibrou, caiu e foi atingido pela parte traseira do veículo. "Se o ônibus tivesse parado, não teria nada disso", lamenta.

Para o presidente da Comissão de Segurança de Ciclismo e atleta há 45 anos, Miguel Lasalvia, essa situação não é novidade. "Num período de três anos, foram cinco atletas na mesma situação que o Artur. Fora as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte e que não viram estatística", ressalta.

A via ficou parcialmente interditada após o acidente - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Procurada, a empresa Três Amigos, para a qual o motorista envolvido no acidente trabalha, lamentou o ocorrido e informou que está prestando os esclarecimentos legais sobre o caso. Informou ainda que o motorista respeitava a velocidade da via e que acionou o socorro com a ajuda dos passageiros.

Artur morou na Ilha do Governador da infância até a adolescência, quando se mudou para a Barra da Tijuca. Era produtor de azeite de oliva e distribuía para grandes mercados do Rio.

Segundo amigos próximos, era "uma pessoa alegre, brincalhona e muito querida pelos amigos". O empresário deixa uma filha de três anos e a mulher, a blogueira e advogada Erika Palmer, que está grávida de sete meses da segunda filha do casal. 

Artur e a mulher Erika Palmer - Reprodução

A delegada Adriana Belém, que investiga o caso na 16ª DP (Barra da Tijuca), está ouvindo testemunhas para esclarecer o ocorrido.

O velório de Artur será nesta quarta-feira, no Crematório do Caju, a partir das 8h. A cerimônia de cremação está prevista para às 12h.

*Estagiária supervisionada por Cadu Bruno

Empresário morre atropelado por um ônibus na Avenida Abelardo Bueno, Zona Oeste - Reprodução/WhatsApp O Dia - (21) 98762-8248

Você pode gostar
Comentários